Atum dos Açores, ostras de Setúbal e porco preto de Estremoz: vem tudo da Provincia, para Lisboa

©Provincia
©Provincia

O grupo Non Basta abriu um restaurante em Lisboa. O foco é agora nos ingredientes mais tradicionais e na fusão entre a cozinha portuguesa e italiana, com o Provincia.

«Da província vêm as histórias de quem todos os dias cultiva a terra; da província viajam os melhores legumes; da província chega-nos o cheiro ao fogo e à grelha onde se cozinham lentamente os melhores ingredientes da estação». É este o ponto de partido para contar a história do novo restaurante Provincia, do grupo Non Basta.

O conceito-base são os ingredientes da “terra”, num restaurante que apresenta pratos onde os ingredientes italianos se juntam aos portugueses. O Provincia marca um «ponto de viragem na história do grupo», dizem os responsáveis.

Cortes de carne são assados no forno a lenha

No menu, abre-se espaço para os pratos e ingredientes mais tradicionais de Portugal, apesar de também haver queijos, enchidos e massas italianas: o atum e a lula dos Açores, as ostras de Setúbal, o porco preto de Estremoz ou os legumes da horta biológica do grupo são os principais destaques.

A relação entre Portugal e Itália começa-se logo a ver nas entradas: há barriga de atum, bottarga e gremolata, carpaccio de vitela, trufa e molho piemontese, focaccias, coração de burrata e queijo parmeggiano reggiano.

©Provincia
©Provincia | O menu inclui vários pratos que juntam ingredientes portugueses aos italianos, como esta carbonara de atum e bottarga.

Nos partos, esta fusão intensifica-se com uma carbonara de barriga de atum e bottarga, o gnocchi com rabo de boi assado no forno a lenha, borrego com polenta e alguns cortes de carne: abanicos de porco preto de Estremoz, T-Bone e Tomahawk.

Itália muito presente no menu do Provincia

O que não podia faltar no Provincia eram as pizzas, um clássico dos restaurantes do grupo Non Basta, também feitas no forno a lenha, com o destaque a ir para a Verde (pimentos, abóbora, alho, alho francês, tomate assado e azeitona) e para a Provincia (mozarela fiordilatte, salame picante, cebola assada e manjericão).

Nas sobremesas, o conceito de juntar as duas gastronomias mantém-se, com profiteroles, bolo de chocolate com mascarpone, tarte de noz com caramelo de mel e Tiramisù. Para beber, o Provincia tem «mais de quarenta vinhos» de Portugal, Itália, França e Áustria, mas também há cocktails, digestivos e licores italianos.

©Provincia
©Provincia | O projecto de interiores do restaurante foi da arquitecta Inês Moura.

O Provincia fica no 48B da Avenida da República (no mesmo edifício onde está a casa do FC Porto) e está apenas aberto ao jantar, das 19 às 23 horas. Para reservas pode usar o número de telefone 210 999 604.

Provincia Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].