Vinha do Jeremias e Vinha de São Lázaro são os novos tintos monocasta premium de JPRamos

JPRamos Syrah Touriga Nacional

Foi num jantar no restaurante Faz Figura, em Lisboa, que João Portugal Ramos e a sua equipa apresentaram dois novos monocasta com as melhores uvas Syrah e Touriga Nacional das vinhas do produtor.

Custam ambos 25 euros e só serão comercializados em caixas de três unidades. Os vinhos tintos Vinha do Jeremias e Vinha de São Lázaro são as novas referências monocasta de João Portugal Ramos, feitos a partir de pequenas parcelas de Estremoz.

O Vinha do Jeremias foi feito a partir de uma parcela de 4 hectares de Syrah plantada em 2003 num «solo pardo mediterrânico de xisto em avançado estado de evolução, o que disponibilizou maior quantidade de minerais para a planta», segundo João Portugal Ramos.

Para a plantação desta vinha foram usados duas castas “clones”: a Syrah 525 (1,5 ha) e a Syrah 174 (2,5 ha), escolhidas por serem «menos produtivos e, como tal, darem origem a vinhos mais concentrados».

De outra parcela (com Touriga Nacional de apenas 1,5 ha) JPRamos, com um solo de origem calcária, veio o Vinha de São Lázaro. De acordo com o produtor, este vinho é «rico e volumoso ao fruto com suaves taninos e final tostado e longo».

Single Vineyard JPRamos 2019

Os dois vinhos, que o enólogo diz terem tido uma «matriz familiar» são um «regresso» de João Portugal Ramos às monocastas. O Vinha do Jeremias e o Vinha de São Lázaro têm uma edição limitada de três mil garrafas e chegam as garrafeiras durante o mês de Abril. Pode ver as fichas técnicas de ambos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].