©João Portugal Ramos
©João Portugal Ramos

João Portugal Ramos festeja 25 anos e o «reconhecimento do vinho português no mundo»

O produtor nacional João Portugal Ramos reuniu família, amigos e imprensa num jantar que serviu para festejar os 25 anos da marca e para fazer o ponto da situação sobre a posição dos vinhos nacionais no mercado internacional.

Uma das mais conhecidas marcas nacionais de vinho celebrou os seus 25 anos em Cascais com um jantar onde João Portugal Ramos aproveitou também para falar sobre o “estado da arte” dos vinhos portugueses no mundo.

«Fomos e somos movidos por um sonho: o reconhecimento do vinho português no mundo. É uma satisfação ver o caminho feito por Portugal, estamos todos de parabéns», começou por dizer o enólogo. João Portugal Ramos valorizou ainda o contributo do vinho nacional para fazer aumentar o turismo e para «afirmar Portugal como país produtor».

O produtor e enólogo deixou ainda um reparo à posição do vinho português no mercado internacional: «O preço deve acompanhar o desafio do posicionamento». No discurso que antecedeu o jantar, João Portugal Ramos destacou ainda o facto de a revista Wine Advocat ter «nove vinhos nacionais com noventa ou mais pontos».

Para o futuro, o anfitrião da noite, quer «consolidar o projecto JP Ramos e consolidar a afirmação os vinhos portugueses no panorama internacional». Este jantar de celebração dos 25 anos da JP Ramos (para o qual o TRENDY foi convidado) decorreu no Palácio da Cidadela de Cascais, com a ementa a ser harmonizada com quatro vinhos da marca.

Para entrada, foi servido um Alvarinho Espumante Reserva Bruto Natural 2014. O primeiro prato da noite foi, depois, harmonizado com um Vila Santa Reserva Branco 2016, seguindo-se um Marquês de Borba Reserva Tinto 2011. Para a sobremesa ficou reservado um Duorum Vintage Port 2007.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].