Ostras em casa: Aquanostra faz entregas em menos de 24 horas com limão e faca – vale a pena?

©TRENDY | Aquanostra
©TRENDY | Aquanostra

Se achava que as ostras só podiam ser boas num restaurante ou numa marisqueira, está na altura de conhecer o serviço de entregas da Aquanostra.

As ostras estão quase sempre associadas a uma refeição de luxo onde não pode faltar o champagne ou o caviar. Mas, hoje em dia, com a tendência da encomenda e entrega em casa de todos os tipos de comida, o acesso a estes bivalves é mais fácil. E com um preço que pode surpreender.

Uma das poucas empresas que, em Portugal, tem este tipo de serviço é a Aquanostra. Tudo começa no site, onde podemos encomendar uma caixa com um mínimo de doze ostras de três espécies (Gigas Finas, Especiais ou Super Especiais) apanhadas no Rio Sado, em Setúbal. Os preços são de 1,17, 1,33 e 1,58 euros por unidade, respectivamente, e apenas podem ser feitas encomendas em múltiplos de doze: 24, 36, 48, 60.

Pack Degustação é a opção ideal para começar

Para receber as ostras no dia seguinte (podemos, contudo, escolher um prazo de entrega até três dias úteis), a encomenda tem de ser feita até às 17 horas – aos Sábados, Domingos e Segundas não há entregas, ou seja, se quiser ter uma refeição de ostras num fim-de-semana tem de as encomendar a uma Quinta-Feira até às cinco da tarde.

No nosso caso, a marca enviou-nos uma caixa de doze ostras, acomodada numa embalagem térmica de esferovite com um acumulador de gel flexível Koolgel, que mantém as ostras frescas – e frescura é mesmo a melhor palavra que podemos usar para caracterizara encomenda que recebemos da Aquanostra.

©TRENDY
©TRENDY | Frescura – é a palavra certa para definir as ostras que recebemos para experimentar.

A verdade é que as ostras enviadas pela marca pareciam ter sido apanhadas há poucas horas (e terão sido mesmo): era saborosas, tinham bastante carne (a Aquanostra garante um índice acima de 17%) e vinham acompanhadas de uma faca para ajudar a abrir a concha, assim como um limão – é o Pack Degustação, por 17 euros; se também quiser vinho, a marca tem à venda packs com Soalheiro Clássico ou Brut Rose – os preços começam nos 29,50 euros, com uma caixa de doze ostras.

Mais que um serviço, uma experiência de consumo

O que fica desta experiência? Como partiu da marca este envio, não passámos pelo processo de encomenda no site, por isso não podemos avaliar este ponto; mas, em tudo o resto, trata-se de um serviço irrepreensível, com um produto de óptima qualidade e que se destaca por facilitar o contacto com o consumo de ostras.

©TRENDY
©TRENDY | Ostras, faca, limão e instruções para abrir a concha – é a experiência completa.

É que além de nos entregar uma refeição, a Aquanostra garante que toda a experiência corre bem: juntamente com a faca vem um panfleto informativo que nos explica como se abrem as ostras, uma ciência que pode parecer demasiado “oculta” para a maioria dos consumidores – e isso acaba por fazer toda a diferença.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].