Kombu Biru. O Ajitama lançou uma nova cerveja artesanal feita com algas para acompanhar ramen

©TRENDY
©TRENDY

Feita em parceria com a Cerveja Oeste, a esta cerveja usa algas Kombu do Japão.

Desta vez, as novidades do Ajitama não são novas gyozas ou ramen – o restaurante asiático criado por António Carvalhão e João Ferreira tem uma nova cerveja artesanal feita com algas Kombu, em parceria com a Oeste, uma produtora de Setúbal.

A Kombu Biru é o resultado de «seis meses de trabalho» entre o Ajitama e a Cerveja Oeste, que já tinha uma versão feita com algas. Esta, em especial, é feita com algas que o próprio restaurante forneceu para que a receita se tornasse realidade.

Preço de cada Kombu Biru é de 4 euros

«Em Portugal é a única cerveja com algas Kombu e mesmo a nível europeu será uma raridade – não conheço outra cerveja que use este ingrediente», disse ao TRENDY António Carvalhão.

Segundo os responsáveis pelo Ajitama, a Kombu Biru tem um «corpo denso e uma tonalidade acobreada», sendo «perfeita para acompanhar pratos com sabores intensos como ramens, assados e estufados». O preço de cada garrafa é de 4 euros, disponibilidade exclusiva no restaurante.

©Ajitama
©Ajitama | Cada garrafa de Kombu Biru custa 4 euros.

Em breve, a ideia é ter packs de três e seis Kombu Biru para também fazer vendas para fora, ou seja, sem obrigatoriedade de consumir as cervejas no restaurante.

«A alga Kombu é um elemento com uma grande presença na gastronomia japonesa, pelo que não quisemos deixar de explorar a possibilidade de desenvolver, de raíz, uma cerveja que o incorporasse e surpreendesse os nossos clientes», concluem António Carvalhão e João Ferreira.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].