Sabe quem são Eva Vieira, Frederico Van Zeller, Maria Pereira Sécio, João Pedro Carolino Soares e Castilho?

©João Pedro Carolino Soares
©João Pedro Carolino Soares

Estes são os cinco Novos Talentos Fnac nas categorias de Ilustração, Escrita, Fotografia, Cinema e Música. Os prémios foram entregues ontem, num evento que aconteceu online.

Este ano com a estreia dos prémios de Ilustração, os prémios Talentos Fnac (18.ª edição) lançam cinco novos nomes nas artes nacionais. Segundo a marca, o número de inscrições «bateu todos os recordes»: foram «mais de 3500 candidaturas».

O evento decorreu online, com transmissão em directo da Fnac do Chiado e apresentado por Fernando Alvim, que convidou um jurado de cada categoria para anunciar os vencedores.

Música vencedora dos Novos Talentos já passava na rádio

Na Ilustração, categoria que se estreou este ano nos Novos Talentos Fnac, quem se destacou foi Eva Vieira, com o trabalho Farol do Caos. Na Escrita, foi Frederico Van Zeller o vencedor, com o livro Soldadinhos de Taiwan.

O Novo Talento Fnac de Fotografia é Maria Pereira Sécio com a série de imagens River Gurara e, no Cinema, foi João Pedro Carolino Soares a conquistar o primeiro lugar, com a curta Retrato de Um Homem Enquanto Ilha (imagem de destaque).

Finalmente, na Música, o vencedor foi Castilho, como The Wind Blows, que já passa há algum tempo nas rádios nacionais, especialmente na Antena 3. Todos os trabalhos podem ser vistos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].