A nova cerveja artesanal portuguesa sabe a pastel de nata e é apresentada esta semana em Lisboa

©Dois Corvos - Cerveja Pastel de Natal
©Dois Corvos - Cerveja Pastel de Natal

Os produtores de cerveja artesanal costumam ser muito originais nos sabores que inventam e da Dois Corvos vem mais uma prova disso, com a “chamada a jogo” do pastel de nata.

No mercado da cerveja artesanal há muita liberdade para experimentar e inventar novos sabores: a Nortada teve uma com cannabis, a Musa já usou tangerina e o chocolate está sempre presente nas stouts.

Recentemente também houve algumas misturadas com whisky, mais fortes, com um maior teor alcoólico, mas agora chega uma que promete marcar ainda mais a diferença, com a vantagem de ter um travo a uma referência bem portuguesa.

Dois Corvos vende pastéis de nata para acompanhar a cerveja

A ideia foi da marca artesanal de Lisboa Dois Corvos, que com a ajuda da Burial Beer Co (uma cervejeira da Carolina do Norte, EUA), criou uma Imperial Stout inspirada no pastel de nata. Para produzir esta “preta”, foi usada baunilha, lactose, canela e cem pastéis de nata.

Segundo a marca, o resultado é uma cerveja «intensa e de corpo aveludado». O nome escolhido não tem muito que ver com o resultado: chama-se Casamentos & Baptizados – não há uma ligação evidente com pastéis de nata, mas percebe-se a ligação destas festas ao mundo da doçaria.

Para lançar a cerveja de pastel de nata Casamentos & Baptizados, a tap room da Dois Corvos, em Marvila, vai “vestir-se” a rigor. Sexta-Feira, dia 7 de Fevereiro, o espaço vai estar decorado com uma «temática envolta na experiência típica de pastelaria» e, claro, vai vender pastéis de nata e cafés para fazer pairing com a cerveja.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].