Parabéns, PlayStation: a consola da Sony faz hoje 25 anos e entra para o Livro de Recordes do Guiness

PlayStation ©Nikita Kostrykin
PlayStation ©Nikita Kostrykin

Há precisamente 25 anos, a PlayStation começava a ser vendida nas lojas japonesas. A linha de consolas da Sony é a mais bem-sucedida de sempre.

Em 1994, a SEGA e a Nintendo dominavam o entretenimento caseiro. Quando o anúncio de uma consola da Sony começou a ser noticiado, poucos acreditaram que a marca conseguisse ter sucesso.

Mas bastou pouco tempo para que a PlayStation começasse a dominar o mercado dos videojogos com a sua consola com leitura de CD; lembre-se que, na mesma altura, a SEGA lançou também a Saturn (22 de Novembro de 1994, também no Japão).

Nem Nintendo, nem Xbox: ninguém faz sombra à Sony

Contudo, nem a SEGA, nem a Nintendo conseguiram travar a “cavalgada” da PlayStation – esta última nem chegou, sequer, a ter uma consola com CD nos anos noventa, uma vez que a Nintendo 64 (apresentada em 1996) continuou a usar cartuchos. Só em 2001 é que a marca se rendeu aos discos, com a Game Cube.

A verdadeira concorrente da Sony PlayStation acabaria por chegar também neste ano, mas de uma marca que até então só era conhecida por fazer software para computadores: a Microsoft, com a Xbox. Mas nem mesmo esta gigante tecnológica conseguiu fazer sombra à PS.

Dados de vendas consolidadas de Janeiro de 2019 mostram que a PlayStation é mesmo rainha das consolas: a PS2 é a consola mais vendia de sempre, com cerca de 155 milhões de unidades vendidas e a PS4 está em segundo lugar com quase 103 milhões. Se juntarmos todas as versões, as vendas ultrapassam as 450 milhões, um número que deixa a concorrência a comer pó.

PlayStation no Guiness com a quinta geração a caminho

Esta número vale, precisamente, a entrada de toda a família PlayStation para o Livro de Recordes do Guiness, como a gama de consolas mais vendida de sempre.

«Tocámos a comunidade dos videojogos, pois a PlayStation oferecia experiências além daquelas que qualquer pessoa podia imaginar ser possível encontrar numa consola caseira. Essa abordagem originou a diversidade de jogos pela qual a PS é conhecida, e é uma verdadeira referência da nossa marca ao longo de várias gerações de hardware», disse Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment.

Actualmente, a Sony está a preparar a quinta geração da PlayStation, a PS5, que tem já o seu lançamento previsto para daqui a um ano, ou seja, na época de Natal de 2020.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].