Já se sabe quando chega o próximo vinho tinto Barca Velha ao mercado – o ano da vindima é 2011

Barca Velha 2011 ©Casa Ferreirinha
Barca Velha 2011 ©Casa Ferreirinha

Produzido deste 1952, o Barca Velha é um dos mais exclusivos vinhos tintos portugueses. O vigésimo vinho da Casa da Ferreirinha em 67 anos chega ao mercado a meio de 2020.

Oito anos depois da sua vindima, aquele que será o Barca Velha número 20 já tem data de chegada. Ao longo dos seus 67 anos de vida, apenas foram produzidas vinte vinhos, o que revela a sua exclusividade.

Alguns rumores apontavam 2011 como o ano da vindima que se iria transformar no próxima Barca Velha, o que acabou por se confirmar: «Esse ano foi extraordinário, dos melhores de sempre no Douro, intenso e de grande qualidade, pelo que da nossa parte foi só uma questão de paciência até podermos confirmar o potencial que a vindima deixou antever», revela o enólogo responsável Luís Sottomayor.

Próximo Barca Velha vai ter uma produção de trinta mil garrafas

Esta semana, a produtora Casa da Ferreirinha, além de ter oficializado a data da vindima, acabou também por garantir a chegada ao mercado do vigésimo Barca Velha: vai ser em Maio de 2020 com uma produção de trinta mil garrafas.

Como é habitual, o Barca Velha só é posto à venda quando há vindimas em anos «verdadeiramente excepcionais». Este vinho tinto é feito com «uvas seleccionadas de diferentes altitudes no Douro Superior». O preço do Barca Velha 2011 ainda não está definido, mas é natural que seja posto à venda com um preço a rondar os 300 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].