Edição de 2019 da Feira Alternativa volta a Lisboa e vai tentar bater um recorde do Guiness

Feira Alternativa Lisboa 2019
Feira Alternativa Lisboa 2019

O Parque de Jogos 1º de Maio (da Inatel, em Lisboa) volta a receber a Feira Alternativa, um evento dedicado a terapias complementares e a um estilo de vida zen. Este ano há um recorde à espera de ser batido.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, a Feira Alternativa – Festival de Bem-Estar em Lisboa, volta ao Parque de Jogos 1º de Maio, em Lisboa. Este ano, a organização espera ter mais de duas centenas de expositores de várias terapias alternativas, ecologia, artesanato e esoterismo. Na alimentação, há várias opções de menus saudáveis com destaque para a os pratos vegetarianos, vegan e produtos biológicos.

A Feira Alternativa (que este ano tem a sua 15.ª edição) conta, como é habitual, com várias palestras, workshops, aulas (Yoga, Chi Kung, Tai Chi), showcooking e concertos. Carlos Orozco, Marco Marcondes, Anna Xára, Cátia Simionato, Jordi Puig e Claudiney Prieto são alguns dos nomes internacionais confirmados.

Uma das principais vertentes da Feira Alternativa é mesmo a promoção e demonstração de terapias complementares, com reiki, acupuntura, cones indianos, cromoterapia, massagem de som com taças, feng shui, mesa quântica, numerologia, domoterapia, cristaloterapia e reflexologia.

E é precisamente esta última práctica que vai estar na base de um dos objectivos da edição deste ano: bater um recorde do Guiness. A organização quer ter «o maior número de terapeutas a realizar simultaneamente reflexologia aos seus pacientes».

Outro dos destaques vai ser a criação de uma «grande mandala humana com a forma da Flor da Vida» no relvado do Parque de Jogos 1º de Maio. Este será em que os participantes vão poder fazer Yoga em grupo e ao ar livre. O objectivo é, segundo a organização, «criar sensações de união, harmonia, aceitação, confiança, partilha e cooperação».

Finalmente, a 15.ª edição da Feira Alternativa vai ter ainda um momento de meditação Heart Chakra, uma «prática de meditação activa, baseada na tradição Sufi com «exercícios simples de respiração, som e movimento que ajudam a aliviar a tensão interna».

Este ano, a Feira Alternativa acontece entre 6 e 8 de Setembro (Sexta a Domingo): os bilhetes diários (à venda no site do evento) custam seis euros e o passe para três dias fica por dez euros. O programa completo pode ser visto aqui.

A Feira Alternativa vai, depois, viajar até Braga onde fica também durante três dias, mas em Outubro: de 4 a 6, no Altice Fórum. Para já ainda não há programa oficial para este evento, mas a organização já prometeu a presença de «mais de cem expositores».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].