Apple TV+

Curioso com as séries da Apple? Temos um guia para o ensinar a fazer streaming da Apple TV+

A plataforma de streaming Apple TV+ chegou no início de Novembro a Portugal e conta com onze séries disponíveis. Se quer dar os primeiros passos neste novo serviço da Apple, vamos ajudá-lo a usar a app no smartphone, TV ou computador.

Ainda não se pode dizer que a Apple TV+, o novo serviço de streaming por assinatura mensal da empresa liderada por Tim Cook, é um concorrente sério da Netflix. E uma das razões para que isto aconteça tem que ver com a quantidade e variedade de conteúdos disponíveis.

Enquanto na Netflix (e também na HBO ou Amazon Prime) temos centenas de filmes, séries e documentários para ver, a Apple TV+ tem onze produções, de momento: See, Truth to be Told, Servant, Hala, The Morning Show, Dickinson, For All Mankind, A Rainha Elefante, Helpsters (série infantil), Escritor Fantasma e Snoopy no Espaço.

Assim, é impossível recomendar este serviço em vez de qualquer outro, pelo que apenas podemos dizer que é interessante experimentar gratuitamente durante uma semana, o período gratuito que a Apple oferece a novos assinantes.

Se for, até, um adepto forte do binge watching (ver episódios todos de seguida) é mesmo possível que consiga ver grande parte dos conteúdos – o problema é que as temporadas não ficam disponíveis todas de uma só vez, como na Netflix – ao contrário disso, a Apple lança novos episódios todas as Sextas-Feiras.

Como sei se posso ter um ano gratuito de Apple TV+

Primeiro, é preciso dizer que não há, propriamente, uma aplicação ‘Apple TV+’, uma vez que as séries estão incluídas na aplicação Apple TV que já existia. Todos os dispositivos da Apple têm acesso a esta app, como é óbvio.

Aqui, há uma boa notícia para quem já tiver comprado um iPad, iPhone, iPod Touch, Mac ou Apple TV depois de dia 10 de Setembro – há um ano gratuito de Apple TV+ à sua espera, assim que entrar com a sua conta iCloud na app. O acesso gratuito também está disponível para a assinatura Estudante da Apple Music. Todos os outros utilizadores têm apenas direito à tal semana grátis, sendo o valor de 4,99 euros/mês a partir daí.

Para onde é que posso descarregar a app da Apple TV+?

A Apple TV+ funciona, tal como a Netflix ou a HBO, sob a forma de uma app gratuita – pode descarregá-la para iPhone e iPad; nos Mac tem de fazer o update para o sistema operativo Catalina.

Se quiser ver as séries directamente numa Smart TV, vai ser mais complicado, isto porque a app só está disponível, de momento, para televisões da Samsung e apenas para alguns modelos mais recentes: pode ver a lista completa de modelos compatíveis aqui.

Outra alternativa, é usar o browser para ver as séries noutro computador: o Apple TV+ é compatível com o Safari, o Firefox e o Chrome. Uma vez que é possível ver as séries da Apple no navegador da Google, pode usá-lo em smartphones Android ou em televisões com Android TV para ver os conteúdos originais da Apple – se for a primeira vez que entra neste serviço, por esta via, também vai ter um ano grátis.

Fazer login e começar a ver as séries da Apple TV+

Depois de ter a app instalada ou de aceder à plataforma via browser, vai logo ver o ecrã que lhe mostra a oferta de um ano ou de uma semana, conforme o que dissemos anteriormente – tem de usar a sua conta iCloud/Apple para ter acesso, não se esqueça. Se for mesmo a primeira vez que usa uma conta recém-criada da Apple tem de introduzir os seus dados pessoais, incluindo o número de cartão de crédito.

A interface Web da plataforma é um pouco diferente da da app e também varia conforme estejamos a ver num computador e num smartphone: neste último caso, as séries aparecem todas sob forma de um cartaz de cinema, bastando tocar em cima de ‘Ver episódio’ para começar a ver.

Na Apple TV é preciso ter em atenção uma coisa: os filmes que também lá vai encontrar são em regime de compra ou aluguer e não fazem parte do serviço da Apple TV+; desta forma, não se admire se escolher ver Spider-man Far From Home e lhe foram pedidos 16,99 ou 3,99 euros. Lembre-se: a Apple TV+ é uma área dentro da app Apple TV e tam apenas séries, por isso tem de tocar no cartão preto ‘Apple TV+’ que aparece várias vezes na interface.

Descarregar episódios Apple TV+ para os ver mais tarde ou offline

Na app há uma coisa que não pode fazer no browser: fazer download episódios para ver off-line- Para isso, basta tocar no ícone azul da nuvem que tem uma uma seta para baixo.

Todos os episódios Apple TV+ que transferir para o iPhone ou iPad vão poder ser acedidos em ‘Biblioteca’ > ‘Descarregado’. Se deixar um episódio a meio, pode começar a vê-lo mais tarde no exacto ponto onde o deixou, seja no Mac, no Chrome ou numa televisão, tem apenas de entrar na série e tocar em ‘Retomar episódio’.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].