Novos Adidas Running UltraBoost 20 têm tecnologia aeroespacial e vão permitir «treinar como um astronauta»

Adidas Running Ultraboost 20 ISS ©Adidas
Adidas Running Ultraboost 20 ISS ©Adidas

Os ténis Adidas Running UltraBoost 20 são o resultado de uma parceria com o Laboratório Nacional dos EUA da Estação Espacial Internacional. O PVP ronda os 180 euros.

E se os astronautas usassem ténis feitos à medida nas suas missões espaciais? E se qualquer um de nós pudesse treinar como um astronauta? Os novos Running UltraBoost 20 podem ser a resposta da Adidas a ambas as perguntas.

Os novos ténis da marca alemã de desporto foram desenhados com a tecnologia Tailored Fiber Placement (TFP) que «dispõe as fibras ao milímetro para criar uma parte superior que garante suporte adequado e um ajuste flexível ao pé de cada corredor», explica a Adidas.

Os UltraBoost 20 foram feitos como se fossem uma nave espacial

Além disso, a marca diz que a parceria tecnológica com o Laboratório Nacional dos EUA da Estação Espacial Internacional (ISS) permitiu criar este ténis como se se tratasse da «construção de uma nave espacial».

Em relação às mais-valias para os atletas, a Adidas fala numa entressola Boost optimizada para captar «energia em cada passada e devolvê-a à ponta do pé impulsionando o corredor», na sola Stretchweb que «trabalha em equilíbrio» com a anterior e o sistema de construção leve Torsion Spring que dá um «suporte aperfeiçoado no momento da aterragem e uma transição rápida para impulsionar o corredor».

Astronautas vão ajudar a Adidas a desenvolver novos ténis

Os Adidas Running UltraBoost 20 vão agora ser usados por astronautas a bordo da ISS para que entrem num programa de «pesquisa e desenvolvimento de futuros produtos», disse Sam Handy, vice-presidente de design da marca.

Este responsável explica que esta vai ser uma oportunidade para que os cientistas estudem «o processo de moldagem de Boost sem a distração da gravidade da Terra», o que vai fazer com que a Adidas «possa desbloquear o futuro desta tecnologia».

Adidas Running UltraBoost 20 custam 179,95 euros

Os dois novos modelos Adidas Running UltraBoost 20 vêm em preto e cinzento, ambos com uma sola iridescente em azul e rosa. Estes ténis custam 179,95 euros e já estão à venda na loja online da marca em Portugal.

Para a assinalar o lançamento destes novos Adidas, a marca criou o Train Like An Astronaut (Treina Como um Astronauta) «um programa de treino exclusivo para ajudar os corredores a alcançar o máximo desempenho».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].