A cor Pantone do ano 2020 é o Azul Clássico e representa uma «afirmação de paz e estabilidade»

Pantone Classic Blue Azul 2020 ©Pantone
Pantone Classic Blue Azul 2020 ©Pantone

Todos os anos, por esta altura, a Pantone revela a cor que será a grande tendência dos próximos 365 dias. Para 2020, a empresa escolheu o Azul Clássico 19-4052.

Está encontrada a cor que sucede ao Living Coral (Pantone 16-1546). A empresa que é conhecida pela criação de um sistema de cores que é bastante usado na indústria gráfica, de design e decoração escolheu um tom de azul como a cor do ano para 2020.

A Pantone Colour of the Year 2020 é o Azul Clássico, que a empresa apresenta como um «statement [afirmação] político». Segundo os responsáveis, esta cor simboliza «protecção, estabilidade, paz e confiança, assim como o encorajamento para a reflexão, mindfullness e comunicação».

Pantone 2020 é um som, um sabor, uma textura e um perfume

Pela primeira vez, a Pantone criou ainda uma «experiência sensorial completa» para acompanhar a cor do ano. Assim, o Classic Blue é também um sabor, uma textura, um perfume e um som – todos estes “níveis” foram criados em parceria com outras empresas.

A música foi composta pela Audio UX (uma empresa de audio branding) e caracteriza-se por ser uma «sonoridade nostálgica e que faz lembrar um lugar familiar e confortável»; a textura é da responsabilidade da marca de decoração The Inside e tem um toque de «veludo macio».

No que diz respeito ao perfume e ao sabor, a Pantone pediu a ajuda da Firmenich, a «maior empresa privada do mundo» destes dois sectores – os valores evocados por estas duas experiências sensoriais são a elegância e o optimismo.

A cor Pantone o ano vai começar agora a fazer parte de vários lançamentos de vestuário, objectos de decoração, elementos de design e outros produtos de consumo durante 2020 (como tintas, móveis) tal como já aconteceu em anos anteriores.

Curiosamente, há dois meses conhecemos um novo bar em Lisboa que tem uma decoração dominada por um tom muito semelhante a esta tendência para 2020: o Electric Shaker. Também a cor da rede social Facebook é muito parecida com a indicada pela Pantone.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].