Ultra Violeta é a cor do ano para a Pantone… e as marcas de tinta já apanharam a dica

Cor do Ano Pantone 2018 Violeta
Cor do Ano Pantone 2018 Violeta

As marcas de tinta Cin e a Barbot já apanharam a dica da Pantone, que alegeu a Ultra Violeta 18-3838 como a cor tendência para 2018.

«Criativa e imaginativa, a cor Ultra Violet ilumina o caminho do que ainda está por vir». É desta forma que a Pantone apresentou a cor do ano 2018, que sucede ao verde Greenery 15-0343.

A cor violeta/púrpura é identificada pela Pantone como sendo um tom simbólico «de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico».

Leatrice Eiseman, directora-executiva do Pantone Color Institute, lembra ícones da música como «Prince, David Bowie e Jimi Hendrix» que trouxeram tons da família do Ultra Violet «para a cena principal da nossa cultura pop ocidental».

Além disso, a mesma responsável lembra que, historicamente, «sempre houve uma qualidade mística e espiritual» relacionada com a Ultra Violet.

«Esta cor sempre foi associada a práticas de expansão da consciência, oferecendo uma base mais elevada para aqueles que buscam refúgio deste mundo super estimulado», sublinha Leatrice Eiseman.

A cor Ultra Violet, ao ser usada em iluminação nos espaços de meditação e outros locais de encontro, «energizam as comunidades que se reúnem ali e inspiram a conexão».

Cin e Barbot pintam as casas de violeta

Como é habitual, são as marcas de tinta as primeiras a associarem-se a esta escolha da Pantone e a incluir nos seus portfólios tons semelhantes.

A Barbot apresentou dezasseis tons de violeta, desde uns mais claros, como o Brisa, o Gerbera ou o Lilás Subtil ou nos mais escuros, como o Amora, Ilusão ou Roxo Tosco. Segundo a marca, o violeta é «ideal para aplicar na sala de estar, no escritório ou até no quarto».

Já a Cin chamou Amethyst #E723 à proposta baseada na indicação da Pantone. A marca justifica a sua escolha na «inspiração na pedra ametista» que «regressou ao universo das tendências do design e joalharia».

Esta marca de tinta já tinha a anunciado a sua nova colecção em Outubro de 2017 (onde se encontrava este tom), mas, depois do anúncio da Pantone, no final de Dezembro, reforçou a comunicação da Amethyst #E723.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].