IQOS Sticks Today

IQOS: há uma nova app para Android e iOS em Portugal que permite ligar as máquinas ao telemóvel

por • 13 Novembro, 2019 • High-TechComentários fechados em IQOS: há uma nova app para Android e iOS em Portugal que permite ligar as máquinas ao telemóvel2866

Chama-se Sticks Today e é uma alternativa à aplicação oficial da IQOS que não está disponível em Portugal nas lojas da Apple e da Google. Aqui, até podemos ver quanto é estamos a gastar em tabaco aquecido.

O sistema de tabaco aquecido IQOS chegou a Portugal há cerca de três anos e tem como principal objectivo oferecer aos fumadores uma alternativa menos nociva – pelo menos, a marca fala na redução de 95% das substâncias nocivas em relação aos cigarros, com o facto de não haver fumo, logo à cabeça.

Ao longo de 2019, a IQOS apostou no mercado português com a disponibilização de mais três sabores (Sienna, Bronze e Blue) e, recentemente, acabou mesmo por lançar mais uma máquina de tabaco aquecido: a IQOS 3 Duo (99 euros), cuja “caneta” permite duas utilizações consecutivas.

App oficial IQOS Connect não está disponível em Portugal

Apesar de a Tabaqueira (que representa a Phillip Morris em Portugal) ter feito este lançamento em Portugal, tal como aconteceu noutros mercados, assim como de novos sabores de tabaco aquecido, há uma coisa que continua a faltar: a aplicação oficial que permite o emparelhamento com o smartphone.

Se tem um Android, pode seguir este guia de instalação que já escrevemos no TRENDY, mas os utilizadores de iPhone portugueses não têm mesmo hipótese de instalar a IQOS Connect – isto acontece porque, segundo a Apple, esta app é vista como um incentivo ao consumo de tabaco, como explicou a PMI durante uma viagem que fizemos esta ano à Suíça para conhecer a fábrica e participar na conferência Technovation.

Fazer o download da Sticks Today nas lojas da Apple e da Google

Esta razão parece ter sido posta de lado pela Apple, uma vez que, a partir do final de Outubro, passou a ser possível fazer o download da Sticks Today na App Store. Esta aplicação, criada pela empresa coreana 6ixlab, permite emparelhar o smartphone com as máquinas IQOS 2.4+, IQOS 3 e IQOS 3 DUO via Bluetooth – a app também pode ser descarregada na Play Store, para quem tenha smartphones Android.

As primeiras impressões que temos é de que esta app é muito mais completa que a a IQOS Connect, que apenas nos permite ver o estado da bateria e fazer vibrar a máquina, para que a consigamos encontrar. Com a Sticks Today, temos, por outro lado, acesso a várias estatísticas de consumo.

Esta app permite ver quanto gastamos em tabaco por mês (tem de indicar o preço dos maços Heets no menu das definições (ícone da engrenagem), em ‘Smoking costs setting’ e emitir alertas para quando consumimos mais tabaco que a média definida – também tem de determinar esse valor na app, em ‘Usual smoking amount per day’.

Com estes dois dados inseridos, a Sticks Today consegue fazer uma série de análises que nos mostra quanto dinheiros estamos a gastar por mês em tabaco e quantos Heets consumimos – o objectivo é, segundo a 6ixlab, ajudar à redução do consumo. Cada vez que tirar a caneta (holder) da máquina, a app vai contar uma utilização.

Para emparelhar as máquinas IQOS 2.4+, IQOS 3 e IQOS 3 DUO (a Multi não é compatível) ao smartphone, basta tocar em ‘Connect your device’, tendo primeiro a certeza de que esta está ligada – nesta área da app há, inclusive, um guia para o ajudar a fazer isto.

Consumos de Heets sob controlo com gráficos e estatísticas

No ecrã principal da Sticks Today pode ver o estado da bateria, quer da máquina (Pocket Charger), quer da própria caneta (o Holder); a quantidade de Heets consumidos aparece sob forma de um gráfico e de uma timeline, com a hora a que o fez e quanto tempo demorou. Também pode, no gráfico, adicionar Heets à mão – toque no símbolo ‘+’ ou, se se engangar, use o ‘-‘ para retirar. Esta opção pode ser usada, por exemplo, como forma de controlo com o Multi, onde é impossível a ligação Bluetooth.

Para ir vendo (e controlando) os seus hábitos, tem duas áreas onde vão começar a surgir gráficos: a ‘Recent’ (para ver os gastos com os maços, por dia, semana, mês e ano) e a ‘Peak’, para percebermos quantos Heets consumimos por dia, com uma divisão por horas. É aqui que aparece, por exemplo, um aviso que nos sugere reduzir o consumo de tabaco aquecido.

Finalmente, em ‘My Device’, pode ver, mais uma vez, o estado da bateria do Pocket Charger e do Holder, assim como activar notificações para ambos e que nos avisam de quando estão a ficar sem energia ou quando as devemos limpar – tem também de determinar um ciclo de limpeza em ‘Cleaning Cycle’.

A app Sticks Today é uma boa alternativa à IQOS Connect (que nem sequer pode ser instalada em iOS) e, se formos certinhos a consultar as estatísticas, podemos mesmo perceber se estamos a consumir muito tabaco ao longo de um dia, com muito pormenor. Enquanto a marca não criar uma solução equivalente, ou mesmo melhor, a Sticks Today acaba por ser uma plataforma útil e essencial para utilizadores que se preocupem mais com os seus consumos.

Download Sticks Today Android
Download Sticks Today iOS