IQOS Connect App

IQOS Connect: como ligar a sua máquina a um smartphone Android para usar a app

por • 28 Junho, 2019 • High-TechComentários fechados em IQOS Connect: como ligar a sua máquina a um smartphone Android para usar a app3525

O sistema de tabaco aquecido iQOS tomou o país de assalto com a promessa de dar a mesma satisfação aos fumadores, sem muitos dos malefícios do tabaco tradicional. Sabia que há uma app para smartphones que se liga às máquinas?

Se for consumidor já deve ter reparado que as máquinas (que já vão na terceira geração) são compatíveis com a norma Bluetooth e podem ser emparelhadas com o telemóvel. Mas para quê? Nós explicamos.

Existe uma aplicação oficial IQOS, chamada iQOS Connect (apenas para Android) que permite emparelhar as máquinas e alterar algumas definições dos dispositivos IQOS, encontrá-los se estiverem perdidos em casa ou ainda localizar lojas.

O problema é que esta aplicação, apesar de disponível na Play Store da Google, não aparece em Portugal, se a procurar no smartphone. Contudo, curiosamente, podemos vê-la se fizermos essa busca, na loja de aplicações, usando um computador.

Como o Android, ao contrário do iOS, é um sistema mais aberto, existem muitos repositórios de apps que permitem aos utilizadores descarregarem e instalarem aplicações que não estejam disponíveis nas versões regionais da loja da Google.

Aqui, devemos fazer um aviso: a instalação de aplicações fora da loja da Google é plenamente possível e legal, mas não há garantias de que essas apps não tenham “bónus”, leia-se vírus. Por isso, tenha o cuidado de verificar se o site de onde descarrega a app é fidedigno. Se algo lhe parecer mal, ou não se sentir confortável em instalar aplicações que não venham da loja oficial, não avance.

Uma outra dificuldade que resulta da instalação de aplicações que não venham da loja oficial está nas actualizações: não vão ser automáticas. Por isso, terá de andar de olho no repositório de apps onde a foi buscar para ver quando são disponibilizadas actualizações.

Para efeitos deste pequeno tutorial usámos a versão que se encontra no site APK Pure num smartphone Huawei Mate 30 Pro. Depois de a descarregar e passar todos os avisos de segurança que falam dos malefícios de instalar uma aplicação que não venha da loja, lá conseguimos instalar a app.

A primeira coisa a fazer é escolher a linguagem (infelizmente, o português não está na lista). Depois terá de emparelhar o seu IQOS – dependendo da versão, este processo será diferente. Para a 3.0 implica desligar o dispositivo e voltar a ligá-lo. Mas a aplicação tem um guia para o ajudar a fazer tudo como deve ser.

Se depois de emparelhar o IQOS o smartphone não o detectar, retire a caneta (o holder onde põe o Heet) do carregador e volte a colocá-lo. A função Bluetooth só é ligada quando isto é feito.

Isto não é uma falha: deve-se ao facto de os smartphones modernos terem sistemas de poupança de energia que desligam algumas funções quando não se está a utilizar as apps, mesmo que estas funcionem em segundo plano. Logo que a app tenha detectado o dispositivo, este aparece no ecrã principal. Se tocar em cima da imagem irá para o ecrã de configuração em que pode alterar estas funcionalidades:

Start heating vibration: se esta função estiver ligada, o dispositivo vibra quando começar a aquecer a lâmina;
Ready vibration: dispositivo vibra assim que estiver à temperatura óptima de funcionamento;
Ending vibration: o dispositivo vibra quando estiver prestes a desligar-se;
End vibartion: o dispositivo vibra quando a carga acabar.

Logo por baixo destas definições está a secção ‘Locate Device’ que, como o nome indica, faz vibrar o IQOS para ser mais fácil de encontrar se não souber onde está. Depois, temos três botões que permitem saber a versão do firmware do dispositivo, fazer reset ao IQOS ou desemparelhá-lo.

Se tocar no ícone de menu (os três riscos horizontais), surgem cinco opções:
My IQOS (para retornar ao ecrã principal), App settings (para alterar as definições da aplicação, que abordamos abaixo), Store locations (mostra-nos num mapa as localizações das lojas que comercializam iQOS que estejam mais perto do local onde se encontra), Care (um sistema de ajuda a usar a app e a máquina IQOS) e Log In (para entrar com a nossa conta IQOS).

Esta útlima foi a única funcionalidade que não conseguimos usar, porque, apesar de termos uma conta IQOS, não conseguimos fazer login. Isto deve-se, provavelmente, ao facto de a aplicação não estar disponível oficialmente em Portugal.

A própria a aplicação tem definições que podem ser alteradas pelo utilizador, que têm a ver essencialmente com notificações que são mostradas no ecrã do smartphone. Pode, por exemplo, receber uma notificação quando a caneta do IQOS está pronta a usar, quando a bateria está no fim ou quando há erros.

Como se pode perceber, há aqui muito espaço para entraram mais funcionalidades na IQOS Connect. Só resta saber quando é que esta aplicação estará disponível oficialmente em Portugal.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish