Hive lança 150 bicicletas eléctricas em Lisboa e passa a concorrer directamente com as Uber Jump

Hive Bicicletas App Lisboa
Hive Bicicletas App Lisboa

A Hive acaba de anuncia a disponibilidade em Lisboa de um novo serviço de aluguer de bicicletas eléctricas. Depois das trotinetas, esta marca do grupo ‘Now’ passa agora a concorrer directamente com as Jump da Uber.

Lisboa acorda hoje com um novo serviço de aluguer de bicicletas via app. Depois de a Uber ter chegado no final de Fevereiro com as Jump, e de ter ficado quase um ano sem concorrência, é a Hive que oferece a primeira alternativa, dento do mesmo conceito, à Uber.

A capital tem ainda outro serviço de bicicletas partilhadas, a Gira (da EMEL), mas estas não podem ser alugadas e deixadas em qualquer lado, como a Jump e as novas Hive – ao contrário disso, é obrigatório começar e terminar a viagem numa estação (dock).

Hive são cinco cêntimos mais caras que as Uber Jump

Este tipo de modelo, usado pela Uber e agora pela Hive, permite alugar bicicletas em regime de free-floating, na linha do que acontece com os automóveis da Emov (que em breve se vai passar a chamar Free2Move) e da DiveNow (que também vai mudar de nome, para ShareNow).

As bicicletas da Hive chegam a Lisboa, que se torna a primeira cidade do mundo a receber este serviço, em projecto-piloto. Isto acontece numa altura em que a marca comemora o primeiro ano de operação na capital com as suas trotinetas eléctricas amarelas.

De acordo com a Hive, serão disponibilizadas 150 bicicletas com um preço por minuto de 20 cêntimos e sem taxa de desbloqueio, um valor cinco cêntimos mais caro que o praticado pela Uber Jump. Para alugar estas bicicletas, não é preciso fazer o download de uma nova app, já que a da Hive que usamos para as trotinetas vai passar a incluir as novas e-bikes.

Em relação ao processo de aluguer, é o mesmo que fazemos para as trotinetas: basta apontar o smartphone para o código QR da bicicleta ou tocar no botão ‘Alugar’, quando estivermos ao pé da e-bike.

O modelo escolhido pela Hive é muito semelhante ao da Uber, com um cesto à frente para levar volumes, como um saco de compras e outros objectos pessoais. No guiador está também um suporte para colocar o smartphone durante as viagens.


Para ter descontos nas plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e da FreeNow, aqui ficam duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos; também serve para as bicicletas)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)
Bird: QMGZC9

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável)
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

ENCOMENDA DE REFEIÇÕES
Uber Eats: eats-ricardor194
Glovo: S3NSVHG (cinco euros em taxas de entrega válidos por dez dias)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].