Uber Jump Assinatura Mensal
Uber Jump Assinatura Mensal

Uber Jump passam a ter assinaturas mensais e aproxima-se do modelo de subscrição da Gira

Era o que faltava às bicicletas da Uber para que se tornassem uma alternativa viável à rede Gira, da EMEL, em Lisboa. As assinaturas mensais podem ser feitas com dois planos.

Quase oito meses depois de terem chegado a Lisboa as bicicletas eléctricas Uber Jump já podem ser usadas com assinatura, tal como acontece com as bicicletas da Gira.

Uma das diferenças está na forma de utilização, com as Jump a serem mais versáteis: enquanto as Gira têm de ser desbloqueadas e entregues numa estação fixa, as bicicletas da Uber podem ser deixadas em qualquer lado, dentro da zona de cobertura.

Um plano mensal Jump vale tanto como um anual da Gira

A Uber chegou a obrigar os utilizadores a prenderem as Jump, com uma espécie de cadeado, a uma peça de mobiliário urbano ou um poste, mas cedo se percebeu que não era necessário fazer isto para terminar as viagem.

Outra coisa que diferencia as Gira da Uber são os minutos que podemos usar diariamente: enquanto as Jump têm limites de 15 e 30 minutos, as Gira têm sempre 45 minutos – além disso, a rede da EMEL tem ainda um passe anual quase pelo mesmo preço que a Uber cobra por mês: 25 euros.

Para tentar fazer com que os utilizadores intensivos das Jump passem a subscrever os dois planos disponíveis (24,90/mês com 15 minutos/dia e 39,90/mês com 30 minutos/dia), o preço de utilização destas bicicletas passou a ser de 20 cêntimos por minuto, um aumento de cinco cêntimos em relação ao que era praticado pela Uber até 30 de Setembro.

Com esta nova possibilidade de assinatura, os serviços da Gira e da Uber passam a estar mais equiparáveis, mas é preciso perceber que, pelo preço de uma mensalidade Jump, é possível andar um ano com as bicicletas da EMEL, sempre com 45 minutos grátis por dia.

Jump vs. Gira: vantagens e desvantagens

Aqui é preciso pesar, pelo menos dois factores: o facto de as Jump poderem ser alugadas e deixadas em qualquer lado, contra as “correntes” que “prendem” das Gira às docas; e a utilização média diária e mensal que fazemos deste tipo de mobilidade, para perceber se os minutos diários oferecidos pela Uber justificam o valor pedido.

Também é preciso lembrar que todas as Jump serem eléctricas (além de terem um cesto onde podemos transportar objectos), enquanto as Gira têm também bicicletas convencionais, e de não ser sempre possível desbloquear uma eléctrica, o que pode fazer a diferença em zonas da cidade que não são tão planas

Inscrições limitadas para o projecto-piloto

Os planos mensais de assinatura Jump serão um projecto-piloto até 31 Janeiro de 2020 e devem ser disponibilizados em breve na aplicação da Uber. Quando isso acontecer, a «disponibilidade de subscrições é limitada», avisa a marca, e só será possível fazê-lo até 30 de Novembro. No final de Janeiro, os planos deixam de estar activos.

Todos os meses, a subscrição é renovada de forma automática e todos os minutos feitos além dos quinze ou trinta previstos nos dois planos (Electric e Electric+) são cobrados como se se tratasse de uma utilização normal: vinte cêntimos por minutos. Resta dizer que os minutos diários não usados num dia não passam para o outro, ou seja, não são cumulativos.


Para ter ainda mais descontos em outras plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e da Uber, aqui ficam mais duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos)
Voi: registo pelo link 9F5yn32IGW; na app, tente usar apenas o código 9F5yn32IGW (2,5 créditos gratuitos)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)
Bird: QMGZC9

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável) | Uber Eats: eats-ricardor194
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].