Beyond Burger: o hambúrguer vegetal com sabor a carne chegou aos Supermercados Apolónia

Beyond Burger
Beyond Burger

Chama-se Beyond Burger e é o grande rival do mais conhecido Impossible Burger, que já esteve à venda em lojas Burger King dos EUA. Depois de ter começado a ser vendido no Continente, este hambúrguer chega também aos Supermercados Apolónia, no Algarve.

Parece carne, mas não é carne. Sabe a carne, mas não é carne. É isto mesmo que muitos vão pensar quando provarem o Beyond Burger, um hambúrguer que, tal como o Impossible Burger, é 100% vegetal.

Esta opção acaba de chegar aos Supermercados Apolónia (que estão apenas no Algarve, em Almancil, Loulé e Lagoa) e vai estar disponível para prova já no próximo Sábado, dia 5 de Outubro. Em Julho deste ano, o Beyond Burger também já tinha sido posto à venda pelo Continente.

Proteína de ervilha em vez da soja

O Beyond Burger faz parte de uma nova corrente de alimentos que tentam imitar a textura e o sabor da proteína animal: por exemplo, o seu grande rival Impossible Burger é feito com soja, batata, óleo de côco, óleo de girassol e um ingrediente chamado heme, que é o que faz com que este hambúrguer se pareça (e saiba) mesmo a carne.

No caso do Beyond, as grandes diferenças estão no facto de este usar proteína de ervilha em vez de soja (é a legemoglobina da soja que faz com que o Impossible “sangre” como a carne verdadeira) e de a sua cor avermelhada vir da beterraba e não do heme. Ao todo, este hambúrguer tem dezoito gramas de proteína vegetal, é isento de glúten e adequado para dietas kosher.

Além da proteína de ervilha, o Beyond Burger tem ainda óleo de colza, óleo de côco refinado, aroma de fumo, amido de batata, maltodextrina, extracto de levedura, sal, óleo de girassol, levedura seca, amido modificado, extracto de maçã e sumo de limão concentrado.

Um hambúrguer sem açúcar e muito baixo em teor de sal

Na lista de ingredientes encontramos ainda os estabilizadores celulose, metilcelulose e goma-arábica; os antioxidantes ácido ascórbico e ácido acético, além do já referido sumo de beterraba concentrado, que serve de corante.

As embalagens do Beyond Burger (5,99 euros, no Continente) trazem dois hambúrgueres de 113 gramas e, de acordo com a informação nutricional cada um deles tem 266 calorias. Das 19 gramas de lípidos, 4,4 são gorduras saturadas e não há qualquer tipo de açúcar nas 5,3 gramas de hidratos de carbono. Há ainda 2,6 gramas de fibra e 1,1 gramas de sal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].