Sagardi: há um novo restaurante de alta gastronomia basca no Porto onde o Txuleton é rei

Txuleton Sagardi
Txuleton Sagardi

Com um custo médio de 65 euros para duas pessoas, o Sagardi é o novo restaurante premium do Porto com gastronomia do País Basco. O rei é o Txuleton, mas também há pintxos a partir das dez da manhã.

Tem mais de duzentos metros quadrados e fica na zona da Ribeira do Porto, no piso térreo do The Arc Carrís, um edifício do século XVIII que foi reabilitado para efeitos de turismo. O Sagardi centra-se na cozinha do Norte de Espanha, especialmente na do País Basco.

Este restaurante faz parte de um grupo com o mesmo nome fundado por Inaki Viñaspre há 25 anos, em Barcelona (noutra região completamente oposta, a Catalunha), «com o objetivo de difundir a essência e valor da cozinha basca».

Barra de pintxos a 2,10 euros abre às dez da manhã

O Sagardi não é, contudo, uma novidade no Porto, já que este grupo tinha sido o responsável, juntamente com a Graham’s, pela abertura do Vinum, um bar de vinhos em Vila Nova de Gaia. Agora chega a vez de o restaurante abrir em nome próprio na Invicta, depois de ter já espaços em Buenos Aires, Cidade do México e Londres, além de vários espaços em Espanha.

Neste novo restaurante há várias opções de pintxos, que podem ser pedidas a partir da dez da manhã – cada um custa 2,10 euros. Além das tapas bascas, o Sagardi tem várias entradas (Para Picar), com um preço médio que ronda os dezasseis euros: o presunto ibérico 100% de bolota de Salamanca chega aos 26; o carpaccio de gambas (24 euros) e o tártaro de atum (20 euros) são outros dos pratos mais caros.

Se quiser opções de pintxos mais em conta, tem a txistorra (um tipo de salsicha/linguíça) por 9 euros ou os croquetes de presunto ibérico ou a morcela da Biscaia por 12 euros.

O rei Txuleton e os pratos clássicos da Cozinha da Avó

Mas, na carta do Sagardi, o rei é mesmo o Txuleton, o clássico grande bife de carne de vacas velhas (com mais de seis anos) quando estão na «plenitude do sabor», sublinha o restaurante.

Aqui, a opção de Txuleton mais barata é o de vaca velha: seis euros por cada cem gramas, embora o restaurante indique na carta que a dose aproximada por pessoa seja de 24 euros. Quem quiser subir de nível e provar carne maturada (quatro semanas, no mínimo), o preço vai até aos 44 euros por pessoa.

O menu do Sagardi tem ainda peixe na grelha (a que os bascos chamam ‘parrilla’) e um conjunto de pratos chamados Cozinha da Avó, com opções tradicionais da gastronomia espanhola, como as tortilhas de bacalhau, os filetes de pescada, rabo de vaca velha ou até ameijôas da “nossa” Ria Formosa.

Caso queira optar por uma opção vegetariana, vai ter de perguntar ao empregado por sugestões, que depois serão pedidas directamente ao chef, uma vez que não há opções deste tipo de dieta na carta.

Sagardi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].