Netflix “asfixia” Disney: David Benioff e D.B. Weiss já não vão produzir a próxima trilogia Star Wars

David Benioff DB Weiss Netflix Disney
David Benioff DB Weiss Netflix Disney

Foi em Agosto que caiu a bomba: a dupla responsável por Game of Thrones na HBO mudava-se para a Netflix por duzentos milhões de dólares. Contudo, Benioff e Weiss continuavam ligados à Disney e a Star Wars. Até hoje.

A guerra de plataformas de streaming está a atingir níveis extremos: com a chegada da Disney Plus, a empresa obrigou a Netflix a cancelar todas as séries da Marvel, ao longo de 2019. Depois, com o final de Game of Thrones na HBO, a Netflix contratou os seus produtores para desenvolver conteúdos exclusivos.

Agora, há mais um episódio bombástico neste mundo: David Benioff e D.B. Weiss deixaram de ficar associados à Disney e já não vão produzir a próxima trilogia Star Wars – a actual acaba este ano com a chegada de The Rise of Skywalker, em Dezembro.

Benioff e Weiss «Não podíamos fazer justiça a Star Wars e Netflix»

Na altura em que a Netflix anunciou a contratação desta dupla, Disney e a Amazon também teriam tentado ficar com os ex-produtores de Game of Thrones, mas foi mesmo a Netflix a apresentar a melhor proposta por David Benioff e D.B. Weiss.

Depois de perder várias séries da Disney (as do Universo Marvel), a Netflix tem estado bastante agressiva no anúncio de novas produções, como foi o caso de The Witcher ou do filme O Irlandês, que pode ter um desempenho interessante nos Óscares 2020.

A saída de David Benioff e D.B. Weiss da Disney, e consequentemente da produção dos dos filmes Star Wars X, XI e XII, foi confirmada pelos próprios, ontem: «O dia tem poucas horas e sentimos que não podíamos fazer justiça aos compromissos que tínhamos com Star Wars e a Netflix. Assim, tomámos a decisão de deixar de trabalhar com a Disney».

Disney não desiste de poder contar com os produtores, no futuro

Kathleen Kennedy (a presidente da Lucasfilm, que vai ser oradora na Web Summit 2019) reagiu de imediato a esta decisão de Benioff e Weiss: São ambos grandes contadores de histórias. Esperamos que, no futuro, possamos contar com eles, quando deixarem de ter um calendário tão apertado de trabalho, para que se possam focar em Star Wars».

Neste momento, o futuro da história principal de Star Wars acaba por ficar um pouco tremido, mas os fãs da saga vão ter muito com que se entreter ver nos próximos tempos: há um filme independente a ser preparado por Kevin Feige (presidente da Disney), a não esquecida trilogia de Rian Johnson e a série The Mandalorian vai estrear com a chegada do Disney Plus, a 12 de Novembro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].