Tal como acontece com os automóveis, um dia também as cidades podem ter postos de carregamento para trotinetas. Pelo menos esta é a visão por detrás da nova KickScooter T60.
Tem três rodas, duas delas à frente, para garantir a estabilidade necessária para andar sozinha. A nova trotineta eléctrica T60 da Segway-Ninebot foi anunciada pela marca chinesa num evento em Pequim, mas só deve chegar às ruas em 2020.
A Segway-Ninebot é a marca preferida pelas empresas de aluguer de trotinetas eléctricas para criar as suas frotas: em Portugal, Lime, Voi, Hive, Tier e Circ têm modelos destes nas ruas.
De acordo com a Segway-Ninebot, a nova T60 pdoe usar inteligência artificial para encontrar um posto de carregamento e “conduzir-se” sozinha até esse local.
Para já não houve qualquer demonstração pública desta capacidade da KickScooter T60, nem é de esperar que vejamos tão cedo este modelo em Portugal. No entanto, já há um preço previsto: cerca de 1300 euros.
Isto obriga, como é óbvio, a que as marcas de micromobilidade invistam em postos de carregamento, o que não parece muito provável num mercado em que os gastos com as operações se querem mínimos.
No entanto, a ideia está aí e era, tal como acontece com outros veículos, muito provável que viesse a passar à prática num futuro próximo – neste mercado, dificilmente a ideia poderia vir de outro fabricante que não a Segway-Ninebot.
Esta marca chinesa, criada em 2015 quando a Ninebot comprou a Segway é líder mundial de venda de trotinetas eléctricas: em 2018 vendeu cerca de 1,6 milhões de veículos de duas rodas em todo o mundo.