Abacate, abacate e mais abacate: no restaurante Avocado House, esta fruta é o rei da selva

Avocado House
Avocado House

O fruto proibido é o mais apetecido? É o que diz o ditado, mas na Avocado House, proibido é ter um prato sem abacate. O novo restaurante da Madragoa é uma selva onde esta fruta reina sozinha.

Há já alguns anos que o abacate se tornou uma das frutas da moda e presença obrigatória em receitas saudáveis. A razão para isso é fácil de perceber.

O abacate é quase um super alimento e um dos melhores frutos que podemos comer, todos os dias. As suas propriedades antioxidantes e o facto de ser rico em gorduras saudáveis, como Omega 3, reforçam o sistema imunitário e previne o aparecimento de doenças cardíacas.

Usado na culinária para fazer uma multiplicidade de pratos, em várias culturas (guacamole, na cozinha mexicana, por exemplo), o abacate é a estrela deste restaurante que fica na Rua da Esperança, Madragoa (Lisboa).

A Avocado House é um projecto dos amigos Mafalda Leitão e Rui Barata. A mulher da casa criou as receitas todas, desenhou as fardas e ainda foi responsável pela decoração do espaço (Rui fez as obras), que inclui um painel de madeira onde estão vários elementos que dão a ideia de estar em frente a uma selva.

No restaurante destaca-se ainda um frigorífico amarelo da SMEG (o «Sol do espaço», como diz Mafalda Leitão) e o mobiliário retro que veio do Cantinho do Vintage. Aqui existe ainda uma esplanada interior e um mural de abacates gigantes, pintado pela artista Denise Prino.

Aqui não podiam, claro, faltar as próprias plantas que dão a fruta que domina o restaurante: os abacateiros são o «centro da decoração»: vieram da Azores Botanic para dar «vida ao espaço», conta Mafalda Leitão.

A carta da Avocado House começa logo com propostas para o pequeno almoço que podem ser pedidas ao longo de todo o dia: o Brekkie, como lhe chamou Mafalda está disponível até às 18 horas. Este menu inclui iogurte de abacate, frutas da época, granola caseira, mel, mix de sementes e iogurte natural – é o Healthy Avo.

O que também não falta são as tradicionais panquecas… de abacate, claro, que se juntam as tostas e propostas com ovos: Spicy Sunrise (ovos escalfados com pasta de abacate, romã, especiarias asiáticas, mix de rebentos) e os Forest Benedict (ovos escalfados com espinafres salteados, fiambre de peru fumado e um molho holandês bem verde, feito com abacate).

Nas propostas mais consistentes temos o Avo Bacon (abacate, bacon caramelizado, ovos mexidos, cebolinho, endro e salada de gaspacho), hambúrgueres, tártaros e ceviches.

Depois das 19 horas, a Avocado House começa a servir tacos – os destaques são o Ai Caramba! (feijão preto mexicano, milho, carne picante, jalapeños e salada) e o Tatacos (filet mignon grelhado com feijão em salsa e guacamole). Nas sobremesas há Cheesecake de Abacate e um bolo do dia, sempre com esta fruta.

E como tudo tem mesmo de incluir abacate, as bebidas também não fogem à regra de ouro da Avocado House: há sumos, chás, lattes e smoothies, além de cocktails em parceria com a Bacardi. Aqui, as opções andam entre o AvoGang (Bombay Sapphire, xarope de abacate, sumo de lima e puré de abacate) e o AvoKini (espumante e puré de abacate).

Ainda antes de sairmos desta embaixada do abacate em Lisboa, ficamos a saber de um projecto de inclusão social, uma exigência de Mafalda Leitão: a inclusão de duas pessoas surdas na equipa do restaurante.

«Para facilitar a interação, criámos um pequeno livro de ilustrações que ajuda os clientes a comunicar com os empregados de mesa portadores de deficiência auditiva. Um gesto que vale mais que muitas palavras», lembra a criadora da Avocado House.

O restaurante está aberto até à meia-noite todos os dias (menos à Segunda, dia em que fecha, e ao Domingo, onde encerra às 18) e entre os pratos há opções vegetarianos, vegan, sem gluten ou lactose. Para reservas pode usar o telefone 308 809 308.

Avocado House Lisbon Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].