Volvo XC40: o Carro Europeu do Ano 2018 já tem uma versão híbrida em Portugal

Volvo XC40 T8 plug-in hybrid
Volvo XC40 T8 plug-in hybrid

O SUV XC40 da Volvo, que chegou a Portugal há sensivelmente um ano, passou a ter um modelo que junta um motor de combustão a um eléctrico: o T5 Plug-In Hybrid começa nos 35 mil euros.

Foi há quase um ano que o Volvo XC40 chegou ao mercado nacional, a proposta da marca sueca para seduzir novos clientes para a gama de automóveis conhecida como a dos ‘compactos desportivos’ ou SUV.

Até então, a Volvo não tinha uma solução para quem procurasse um SUV mais pequeno, coisa que as suas concorrentes já tinham corrigido há algum tempo. Na gama da marca apenas existiam os “gigantes” XC60 e XC90, com um porte mais robusto e preços mais proibitivos (dos cinquenta aos mais de noventa mil euros).

Com este automóvel, a marca sueca quis mostrar-se a um público mais aventureiro e jovem; agora chega a vez do XC40 ganhar uma versão híbrida, o que significa que, ao típico motor de combustão, se junta um eléctrico.

A nova versão híbrida plug-in (PHEV) tem 262 cavalos, uma autonomia 100% eléctrica até cinquenta quilómetros e três modos de condução: Pure (totalmente eléctrico), Hybrid (o carro faz a gestão dos dois motores) e Power (os dois motores trabalham em conjunto para chegar aos tais 262 cv).

Segundo a Volvo, a localização das baterias do novo XC40 T5 Plug-In Hybrid «não afecta o espaço interno e de bagagem». Este modelos pode ser encomendado a partir desta semana, com preços a partir dos 35 mil euros (mais IVA).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].