A marca sueca de mochilas Kanken adoptou o símbolo de diversidade arco-íris como um dos novos elementos de design da sua nova colecção de mochilas.
Curiosamente, uma semana depois de uma proposta do CDS-PP para pintar uma passadeira com as cores do arco-íris em Lisboa ter sido aprovada e logo a seguir chumbada por ser ilegal, é a Kånken que toma uma posição social sobre a diversidade de género.
«Sendo o arco-íris um símbolo de diversidade, abertura e igualdade de direitos, a Fjällräven considerou que o mesmo demonstrava perfeitamente o espírito da vida e de aventura ao ar livre. O novo modelo celebra a liberdade de cada indivíduo de se expressar e de ser ele próprio».
É assim que a marca apresenta as novas Kånken Rainbow, que vêm com alças de tecido com as cores do arco-íris, contudo sem nunca assumir que esta acção é dirigida para apoiar os direitos LGBT.
Como acontece com os modelos Kanken Art, que a marca apresentou em Fevereiro, também 1% venda destas mochilas será doado à organização ambiental Artic Fox.
Estas novas Kanken Rainbow, com as cores do arco-íris vêm nos tradicionais modelos grande e pequeno, com preços de 89,95 e 89,95 euros, respectivamente. Em Portugal, podem ser encontradas à venda no El Corte Inglés e Fnac. A alternativa é a loja online da Fjällräven.