Mochilas Fjällräven Kånken transformam-se em obras de arte de edição limitada para a Primavera

Kanken Art 2019
Kanken Art 2019

A Fjällräven anunciou a disponibilidade de dois novos modelos da sua icónica mochila Kånken, com design de dois artistas suecos: Erik Olovsson e Cecilia Heikkilä.

Depois de ter anunciado uma nova gama de acessórios, com porta-moedas, estojos, sleeves para tablets e até uma lancheira, e de ter mostrado as novas cores da colecção Outono/Inverno 2018-19, a Kanken volta à “carga”.

Agora, as novidades são dois novos modelos de edição limitada, criados por dois designers gráficos suecos. Cecilia Heikkil, uma das autoras, desenhou padrões inspirados na floresta, em tons de verde e azul.

Estas Kånken têm, além de ramos e folhas, alguns animais selvagens, como texugos e raposas. Cecilia escreve/ilustra livros infantis e tem como «grande influência» a natureza nórdica, o que acaba por se reflectir nestes novos modelos da Fjällräven.

Kanken Art Blue Green Fable

As outras duas mochilas foram desenhadas por Erik Olovsson, residente em Estocolmo, um autor que trabalha nas áreas de produtos, móveis e design gráfico, e que fundou o gabinete Studio E.O.

Erik também foi inspirado pela natureza escandinava, mas o resultado é mais abstracto: «A Kånken esteve sempre por perto enquanto eu crescia e está profundamente enraizado na minha infância. Tenho muitas lembranças das caminhadas nas montanhas com a minha família de quando era criança».

O padrão criado por Erik Olovsson reflecte isso mesmo: são montanhas de várias cores, uma inspiração que o autor aprofunda ainda mais: «Experimentar a paisagem inconstante e o clima em constante mudança, que criava novos cenários à nossa frente, era algo grandioso e significativo para mim. A minha Kånken Art é uma maneira abstrata de descrever as camadas da natureza ligadas às minhas próprias memórias das montanhas».

Kanken Art Summer Spring Landscape

As duas mochilas fazem parte da colecção Kånken Art e estão disponíveis nos tamanhos correspondentes a ecrãs de computadores de 13, 15 e 17 polegadas, assim como no formato mini, com os nomes Blue/Green Fable (Cecilia Heikkil) e Summer/Spring Landscape (Erik Olovsson).

Os dois modelos ficam disponíveis hoje, dia 15 de Fevereiro, com unidades limitadas; depois, serão lançadas globalmente a 15 de Março, com preços a rondar os 90 euros. Pode ver todos os detalhes e histórias das novas Kanken Arte neste PDF da marca.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].