Restaurante Ajitama já tem data de abertura ao público: o melhor ramen de Lisboa?

Restaurante Ajitama Ramen
Restaurante Ajitama Ramen

Depois de alguns meses em que o Ajitama recebeu os clientes que já tinham feito reserva para o supper club, o restaurante abre, finalmente, ao público.

Era uma ideia que já estava há muito tempo na cabeça de António Carvalhão e João Ferreira. Depois do sucesso que tinha sido o Ajitama Supper Club (funcionava na casa do primeiro e tinha apenas oito lugares), a abertura de um restaurante era um passo natural.

Foi em Outubro de 2018 que recebemos o primeiro teaser do que estava para vir. Na altura, a dupla responsável pelo Ajitama Supper Club enviou um e-mail a todos os contactos da mailing list para dar conta da novidade.

Mas o restaurante começou a ser pensado (e criado) há muito mais tempo, ainda no início de 2018. A escolha do espaço acabou por recair no número 36 da Avenida Duque de Loulé e o projecto teve a autoria do escritório de arquitectura JCFS.

Ao longo de 2018, as contas de Instagram do Ajitama e do JCFS foram partilhando a evolução das obras do espaço (fotos em baixo) e vimos que uma das peças centrais da decoração é uma estrutura de ripas de madeira com a forma de um ovo. O ovo é, como se sabe, um dos principais ingredientes do ramen.

João Ferreira e António Carvalhão estiveram, também, uma temporada no Japão, um momento partilhado no Instagram: «Decidimos alargar os nossos conhecimentos e ingressámos num curso de Ramen Chefs na Rajuku, a melhor escola de Tokyo, onde estivemos a aprender com o sensei Takeshi Koitani, um dos mais reconhecidos chefs da comunidade de Ramen no Japão, que nos deu ainda mais confiança para abrir o nosso próprio espaço».

O restaurante abriu há algum tempo para receber as pessoas que se tinham inscrito no Ajitama Supper Club, mas que não chegaram a ter oportunidade de ir devido ao encerramento deste projecto.

Esta semana foi revelada, finalmente, a data de abertura ao público do Ajitama Ramen Bistro: será dia 1 de Março, sendo que no dia antes, 28 de Fevereiro, vai haver um almoço de apresentação à imprensa onde o TRENDY estará presente.

Para já, há uma promessa: «Será o local onde iremos dar asas à nossa obsessão por uma bowl de ramen perfeita, pela autêntica experiência gastronómica japonesa, continuando sempre a usar técnicas artesanais nipónicas».

Já falta, por isso, muito pouco tempo para sabermos se este vai ser mesmo o melhor ramen de Lisboa e superar as ofertas gastronómicas de restaurantes como o Miss Japa ou o Panda Cantina.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].