Earth Water: conheça a primeira água em Portugal a ser vendida numa embalagem de cartão

Earth Water Tetra Pak
Earth Water Tetra Pak

A água em embalagens de cartão Tetra Pak chegou a Portugal pela mão do Earth Group. Há versões de 500 e 100 ml e estão à venda, para já, apenas no Aldi.

A luta contra o plástico tem dominado as atenções nos últimos meses, quer sob forma de limpeza dos oceanos e de praiasSurf & Grab: Praia da Torre vai juntar surfistas para ajudar a limpar o areal e o mar, onde este tipo de lixo se tem vindo a amontoar de forma preocupante.

O problema tem que ver, na grande maioria dos casos, com as embalagens, uma vez que muitos bens de consumo vêm em garrafas ou pacotes de plástico: sumos e detergentes são alguns dos principais exemplos.

A água é daqueles bens essenciais que também só estamos acostumados a ver em dois suportes: plástico e vidro. Contudo, há alguns anos que, lá fora, várias empresas têm inovado na forma de vender água.

Uma das pioneiras deste movimento foi a Boxed Water e teve a ideia de vender água em embalagens de cartão em 2009. Entretanto, empresas como a Water in a Box, a Just Water a Paper Water Bottle também lançaram propostas neste sentido.

Contudo, estas empresas são relativamente pequenas e não existe uma grande marca de águas, em Portugal ou no Mundo, a vender água em embalagens de cartão de forma massiva. Luso, Fastio, Caramulo ou Vitalis vendem toda a sua água em garrafas de plástico ou vidro, por exemplo.

Por cá, a novidade chama-se mesmo Earth Water e faz parte do Earth Group, uma ONG canadiana que trabalha com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, para onde são doados todos os seus lucros.

As embalagens Earth Water vêm em cartão certificado pelo Forest Stewardship Council e, para já, vão começar a ser vendidas nos supermercados Aldi em versões de 500 e 100 ml, com preços de 49 e 69 cêntimos, respectivamente.

Apesar de chegar agora em embalagem de cartão, a Earth Water já estava à venda no Continente em garrafas de plástico.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].