Em semana de Páscoa, multiplicam-se as acções de marketing relacionadas com esta época festiva. Kapten e Grom adoptaram o ovo para gelados e descontos.
E se lhe dissermos que antes da Páscoa já existia a tradição de celebrar a chegada da Primavera com ovos? De origem pagã, e relacionada com o Equinócio desta estação do ano, a crença era de que enterrar ovos nas terras beneficiava as colheitas.
Depois, com a celebração cristã da ressurreição de Cristo, esta celebração ancestral fundiu-se com o que hoje conhecemos como Páscoa e o ovo ficou associado também a este renascimento de Jesus.
Ao longo dos anos, o ovo passou a ser de chocolate, mas a tradição de encontrar ovos escondidos ou enterrados manteve-se e existem várias celebrações em todo o mundo que a seguem: por exemplo, há sempre uma caça aos ovos de Páscoa na Casa Branca, nos EUA.
Em Portugal oferecer ovos de chocolate também é um costume ao qual se juntam as amêndoas doces e o tradicional folar que também traz sempre, pelo menos, um ovo cozido no meio.
E é precisamente o ovo que está no centro de duas iniciativas de duas marcas bem diferentes, com presença em Lisboa: a gelataria italiana Grom e a empresa de mobilidade alternativa TVDE Kapten (ex-Chauffeur Privé).
Na Grom, a Páscoa chega sob a forma de um gelado de chocolate que invoca este ovo, com cacau do Equador que, segundo a gelataria, tem uma «intensidade, cremosidade e um aroma floral», e leite de «vacas criadas em Piemonte».
Este gelado de ovo da Páscoa vem acompanhado de «crema come una volta», que, segundo a Grom, faz lembrar a «massa de bolos da avó» e é feito com «ovos, creme de leite fresco e um toque cítrico de raspas de limão».
Dos gelados para as aplicações de TVDE, temos uma caça aos ovos nos automóveis da Kapten até 21 de Abril, que também é até quando podemos pedir o gelado na Grom.
A Kapten vai «espalhar de forma aleatória» cem ovos de Páscoa nos automóveis do seu serviço e cada um vai ter dez euros de créditos que podem ser usados de imediato.
Para isso, basta inserir o código quem vem com o ovo na área ‘Promoções e Créditos’ da app, mas é preciso ter em atenção uma coisa: o voucher só é válido durante três meses depois da activação. Se ainda não tiver a app da Kapten pode fazer o download aqui para iOS e aqui para Android.