Incêndio em Notre Dame: o que ardeu e o que se salvou na catedral mais icónica de Paris

O final do dia 15 de Maio, em França, ficou marcado pelo fogo que deflagrou na cobertura em obras da catedral de Notre Dame. Hoje, Paris acordou com uma cicatriz à beira do Sena.

Ainda não se sabem as causas concertas que deram origem ao fogo que, ao final da tarde de ontem, consumiu a cobertura e parte da catedral de Notre Dame. Sabe-se apenas que o incêndio terá começado nos andaimes que estavam a servir para fazer obras de recuperação no local.

Estes andaimes estavam montados sobre a cobertura da nave central e foi precisamente toda esta zona que sofreu com o fogo, que acabou por derrubar o pináculo central.

Contudo, resistiu a estrutura base da catedral, assim como as principais torres, fachada e as famosas gárgulas, que também são um dos “símbolos” do estilo gótico que têm em Notre Dame um dos seus expoentes máximos, em França.

O que também se salvou foi o recheio da catedral: vários objectos religiosos e decorativos foram retirados a tempo e ficam guardados em local seguro até que haja condições para voltarem a Notre Dame.

As fotografias da manhã de hoje (créditos da Reuters) mostram uma cicatriz na “cara” da Cidade-Luz, mas que, em breve poderá mudar radicalmente, uma vez que o presidente Emmanuel Macron já prometeu a reconstrução de Notre Dame; além disso também há notícia de que já foram angariados mais de 300 milhões de euros para estas obras de recuperação.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].