HBO Portugal falhou na única vez que não podia: Game of Thrones atrasou uma hora e deixou os fãs em fúria

Game of Thrones HBO Fail
Game of Thrones HBO Fail

É assim que se perdem clientes: a HBO, que durante semanas a fio anunciou que iria estrear o primeiro episódio da última temporada de GoT ao mesmo tempo que nos EUA, deixou os fãs na mão, que tiveram de recorrer ao SyFy.

Quando, a 12 de Fevereiro, Hervé Payan, CEO da HBO Europa, disse que era natural que houvesse problemas no dia da estreia da Game of Thrones em Portuga, devido à previsível utilização em excesso do serviço, não estaria à espera do que veio a acontecer.

Era natural que os fãs de Game of Thrones sobrecarregassem a plataforma da HBO às duas da manhã de dia 15 de Abril e que a qualidade da imagem sofresse um pouco com isso – aliás, foi este o nosso problema quando quisemos ser dos primeiros a ver o documentário de Michael Jackson.

Durante a visualização de Leaving Neverland, tivemos longos períodos de tempo em que a imagem passou de HD para uma qualidade pior, em muitas situações, estranhamente pixelizada.

Mas nada era capaz de preparar os fãs de Game of Thrones para a facada nas costas que a HBO lhe deu hoje de madrugada, quando, às duas da manhã, se ligaram à Internet e entraram na app para ver a estreia da oitava e última temporada desta série.

Foi impossível ver o primeiro episódio de A Guerra dos Tronos na plataforma de streaming da HBO, devido a um problema técnico confirmado pela empresa. Este conteúdo só ficaria disponível setenta minutos mais tarde, pelas 3:15, quando já tinha acabado de passar no SyFy.

As contas das redes sociais da HBO foram inundadas pela fúria dos fãs que se sentiram traídos por confiarem num serviço que falhou no único momento em que não podia: na estreia da última temporada que é a sua galinha dos ovos de ouro.

«Tivemos problemas técnicos inesperados com a estreia do episódio 1 da temporada 8 de A Guerra dos Tronos no nosso serviço, durante cerca de 70 minutos, esta madrugada», justificou a HBO a uma das quase 700 pessoas que deixou um comentário negativo na página de Facebook da empresa.

O tom é quase sempre o mesmo (revolta e promessas de cancelamento do serviço) e muitos fãs lembram que tiveram de recorrer ao SyFy, o canal que sempre deu Game of Thrones em Portugal e que foi a única hipótese para ver o primeiro episódio da série ao mesmo tempo que a estreia nos EUA.

HBO Facebook

«Assim como eu várias pessoas tiveram de assistir ao tao esperado episódio através do SYFY. Mais que uma série televisiva a guerra dos tronos acabou por ser um culto e foi através desse gosto partilhado que aderimos a HBO portugal. Deveriam ter programado melhor a transmissão tiveram tempo para esse efeito. Assim tomei a decisão e vou cancelar o serviço», escreveu Sérgio Mauro Farinha.

Luis Sebastião foi mais longe: «Quero vos dar os parabéns pelo falhanço total que tiveram na data de estreia da série que literalmente vos tornou relevantes. Vocês tiveram a oportunidade de tirar audiência as tradicionais canais de TV e sinceramente após isto, vocês para mim estão mortos».

No Twitter, as reacções negativas foram-se sucedendo durante a madrugada e a manhã de hoje: basta ler os posts com a hashtag #HBOPortugal para ver memes a gozar com este falhanço da HBO, que também vem provar que o serviço normal de TV ainda tem muitas vantagens em relação às plataformas de streaming, que se dizem ser o futuro do consumo de multimédia.

Twitter HBO Portugal

O segundo episódio de Game of Thrones vai para o ar no dia 21 de Abril, mais uma vez às duas da manhã, e vai ter 58 minutos. Depois, todos os restantes episódios vão ter sempre mais de uma hora.

A HBO não promete que vai passar este segundo episódio ao mesmo tempo que a estreia nos EUA e nas respostas que deu no Facebook aos fãs ficou-se pelas justificações monocórdicas: «Vamos continuar a trabalhar para melhorar o serviço e disponibilizar o próximo episódio em simultâneo» ou «estamos sempre a trabalhar para dar aos nossos clientes todos os episódios de A Guerra dos Tronos em simultâneo com os EUA».

O melhor mesmo é sintonizar a TV, à antiga, nas posições 76 (Meo), 90 (Nos), 347 (Nowo) e 101 (Vodafone) do SyFy para ter a certeza de que nada falha com este segundo episódio da última temporada de Game of Thrones.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].