Prova Oral passa da Antena 3 para a RTP 1. E ainda vai haver um novo programa com bandas portuguesas ao vivo

Antena 3 Prova Oral RTP1
Antena 3 Prova Oral RTP1

Tal como já tinha acontecido com o Índice A3.30, um top das melhores músicas portuguesas apresentado por Fernando Alvim na Antena 3, há mais um programa seu a passar para o pequeno ecrã.

Vão ser três os programas com a marca da Antena 3 que vão “viver” na RTP1. Ao A3.30, que já estreou no passado Domingo 3 de Fevereiro (15 horas), e que é um programa onde Fernando Alvim mostra os videoclips das melhores músicas da semana, escolhidas pelos ouvintes, junta-se, para já, a Prova Oral.

O programa diário de Alvim, que fez quinze anos em 2018, vai ter uma versão semanal para TV: será às Terças-Feiras ao fim da noite, com uma hora de duração. O formato mantém-se, com entrevistas a convidados e a possibilidade de os espectadores entrarem na emissão com mensagens pelo WhatsApp.

Este primeiro programa da Prova Oral na RTP 1 será dia 12 de Fevereiro e vai ter dois convidados: um será Nel Monteiro (que protagonizou uma emissão épica na rádio, a 18 de Janeiro) e o segundo é surpresa – de resto, vai ser sempre assim nos episódios seguintes, com uma presença-mistério.

A Prova Oral na RTP1 mantém Fernando Alvim como host, a quem se juntam Catarina Moura e Xana Alves, que acompanham à vez o apresentador nas emissões diárias na Antena 3. O programa de rádio continua a ir para o ar de Segunda a Sexta, das 19 às 20 horas.

O terceiro programa a estrear na RTP com o “dedinho” da Antena 3 vai ser o Elétrico. Esta versão é um formato original para televisão (não existia na rádio), vai ser gravado no Teatro Capitólio, em Lisboa, e será emitido semanalmente.

A ideia é colocar frente-a-frente duas bandas ou cantores portugueses, que vão tocar cinco músicas cada um, de forma alternada. «Uma dessas canções vai ter um convidado especial», explica Henrique Amado (autor de Portugália), que apresenta o programa com Vanessa Augusto (conduz a emissão da Antena 3 aos Domingos à tarde, das 17 às 19 horas).

O Elétrico estreia a 12 de Abril e os programas vão começar a ser gravados esta semana no Capitólio. Ao todo, a primeira temporada vai ter doze episódios e as duplas foram confirmadas ontem, numa edição especial da Prova Oral: entre os convidados estão Capitão Fausto, Conan Osíris, Dead Combo, David Fonseca, Surma, Best Youth e Isaura – ao todo serão 24 artistas.

A realização do Elétrico, na RTP1 com a curadoria da Antena 3, fica a cargo de André Tentugal (ex-vocalista dos We Trust e um dos produtores convidados do Festival da Canção 2018) e a engenharia de som será da responsabilidade de Nelson Carvalho, que já participou na edição de álbuns de Legendary Tigerman, Deolinda, Clã, Humanos, Rita Redshoes e Sérgio Godinho.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].