Ovelha Choné em Lisboa: Museu da Marioneta recebe exposição gratuita dedicada aos estúdios Aardman

A Magia dos Estúdios Aardaman no Museu Marioneta
A Magia dos Estúdios Aardaman no Museu Marioneta

Numa parceria com a Monstra, o Museu da Marioneta vai ter uma exposição com os modelos usados pelos estúdios Aardman. Vamos poder ver os bonecos usados na série Ovelha Choné e no filme A Fuga das Galinhas!

A primeira grande notícia até é outra: este ano, a Monstra – Festival de Animação de Lisboa, vai receber Peter Lord, um dos fundadores da Aardman e também produtor/realizador das grandes animações saídas destes estúdios britânicos.

Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem, A Fuga das Galinhas, Por Água Abaixo, A Idade da Pedra, Ovelha Choné, Creature Comforts e Os Piratas são algumas das produções que tiveram o dedo de Peter Lord.

E são precisamente os modelos usados em muitos destes filmes e séries para TV que os estúdios Aardaman vão mostrar numa exposição que abre já este mês, no Museu da Marioneta: ao todo serão 47 bonecos, oito cenários e muitos storyboards e esquissos usados na produção das animações.

A exposição dos estúdios Aardman em Lisboa fará parte oficial da edição deste ano da Monstra, que acontece de 20 a 31 de Março em várias salas de Lisboa, mas tendo como sempre, o “quartel-general” no cinema São Jorge.

Wallace e Gromit

O programa ainda não foi revelado (deve acontecer em conferência de imprensa no final de Fevereiro, ou seja, um mês antes do início do festival, como é tradição), mas já se sabe que o país convidado em 2019 é o Canadá.

«Temos exibido muitos filmes da Aardman ao longo dos anos e mostrar uma exposição deste estúdio era um desejo que tínhamos há imenso tempo. A Aardman funciona como um colectivo, tem uma cultura muito europeia e um lado muito humanista, fazia todo o sentido para nós», sublinha Fernando Galrito, director artístico da Monstra.

A exposição A Magia dos Estúdios Aardman é inaugurada a 14 de Fevereiro, às 18 horas, e fica no Museu da Marioneta até dia 21 de Abril. A entrada é gratuita e a visita pode ser feita todos os dias, das 10 às 18 horas.

Aos Domingos e feriados de manhã, até às 14 horas, a entrada no resto do Museu da Marioneta também é grátis. Para mais informações pode contactar o espaço pelo número de telefone 213 942 810 ou pelo email [email protected].

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].