Harry Potter em português faz 20 anos e a Fnac vai dar duas festas temáticas em Lisboa e Porto

Harry Potter Fnac
Harry Potter Fnac

Em ano de vigésimo aniversário da edição do primeiro livro de Harry Potter em português, a Fnac vai ter duas festas com shows de magia e quizzes sobre a saga.

Foi a 14 Outubro de 1999 que Harry Potter e A Pedra Filosofal chegou às estantes da livrarias nacionais em versão portuguesa, com tradução de Isabel Fraga, pela mão da Presença.

Mas a Fnac não vai esperar nove meses para começar as comemorações dos vinte anos desta data. É já em Fevereiro, esta semana, que duas lojas de Lisboa e Porto recebem festas temáticas em parceria com o Instituto Português de Magia.

Em Lisboa será a loja do Centro Comercial Colombo a transformar-se na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts; já no Porto, os fãs de Harry Potter tem de ir até ao NorteShopping, para entrar na festa.

Ambas são de entrada gratuita, mas atenção: o evento do Porto já está esgotado; em Lisboa, ainda há vagas mas tem de ser rápido: é obrigatório preencher um formulário para garantir a participação sem problemas na festa da Fnac.

Nos dois eventos dedicados à saga criada por J.K. Rowling, a Fnac vai ter jogos relacionados inspirados nos desafios de magia de Hogwarts e quizzes com perguntas sobre o universo de Harry Potter.

Tal como nos livros e nos filmes, «vai ser o Chapéu Seleccionador a decidir a que casa cada “feiticeiro”, e fã de Harry Potter, pertence nos jogos», lembra a Fnac.

Na Fnac Colombo, a festa Harry Potter vai ser já no próximo Domingo dia 7 de Fevereiro (Quinta-Feira) entre as 19:30 e as 21:30. A festa do Porto é no Sábado, entre as 15 e as 20 horas mas, como referimos, o evento já está esgotado.

A Presença também vai comemorar os vinte anos da primeira edição portuguesa dos livros Harry Potter, já que foi a editora responsável pela chegada a Portugal de A Pedra Filosofal.

Este aniversário vai ser assinalado com re-edição do livro em quatro versões, cada uma delas com a capa a mostrar a cor e o brasão de cada casa (Vermelha – Gryffindor, Verde – Slytherin, Amarela – Hufflepuff e Azul – Ravenclaw), tal como a editora original dos livros, a Bloomsbury, já tem.

Com capa dura, os livros vão custar 19,90 euros cada um, têm 328 páginas e ficam à venda no dia em que a Fnac dá a festa em Lisboa: 7 de Fevereiro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].