Pontes e super-pontes: todos os feriados, fins-de-semana prolongados e miniférias para fazer em 2019

Calendário 2019
Calendário 2019

Uma das primeiras coisas a fazer no início de cada ano é olhar para o calendário e ver as possibilidades de fazer férias com a ajuda de pontes e fins-de-semana prolongados. Aqui fica a papinha toda feita.

Os próximos 365 dias vão ter uns meses bastante “quentes” para quem quiser fazer umas miniférias, uma escapadinha ou até mesmo marcar uns dias a mais para juntar ao fim-de-semana e aproveitar para ir para fora de Portugal.

Se quiser viajar até um destino europeu pode, por exemplo, comprar viagens a partir de 15 euros na easyJet, já que a companhia aérea low-cost está com preços especiais até 10 de Janeiro.

Esta viagens podem ser aproveitadas, principalmente, nos meses de Abril, Maio e Junho, onde os feriados se concentram perto dos fins-de-semana e até mesmo de outros feriados, o que pode dar oportunidade para marcar alguns dias de férias.

Começamos pelas más notícias: em Janeiro e em Fevereiro não há feriados, pelo que vamos ter de esperar até Março para ter alguns dias na época do Carnaval. Depois, há mais dois meses sem feriados: Setembro e Julho são “alérgicos” a estas pausas.

Vamos então ver que pontes, super-pontes (escolhemos esta designação para semanas com feriados a meio) e fins-de-semana prolongados vamos poder fazer em 2019, divididos por meses.

MARÇO

Aqui é muito simples: apenas temos o Carnaval no dia 5 de Março. Como é costume, a segunda-feira costuma ser um dia dado por algumas empresas e pelo Estado, pelo que temos aqui a tradicional hipótese de ter o primeiro fim-de-semana prolongado de 2019: 2, 3, 4 e 5 de Março.

ABRIL

Este ano, Abril é um dos meses “quentes” para fazer miniférias, uma vez que a Páscoa calha na mesma altura do 25 de Abril. Em 2019, a segunda época festiva mais importante para os cristãos acontece entre 19 e 21 de Abril: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa, respectivamente.

Depois, na semana seguinte temos o 25 de Abril, numa quinta-feira. Aqui há duas hipóteses: ou faz ponte dia 26 e fica com um fim-de-semana prolongado de quatro dias ou faz uma super-ponte de Páscoa e mete os dias 22, 23, 24 e 26.

Esta super-ponte de Abril dá direito a ficar dez dias seguidos de férias, com dois fins-de-semana incluídos.

MAIO

Maio tem apenas um feriado (Dia do Trabalhador, 1), mas o facto de ficar mesmo a meio da semana vai dar para prolongar as miniférias do 25 de Abril. Por isso, o melhor é começar já a pensar nos dias 29 e 30 de Abril ou em 2 e 3 de Maio. Nos dois casos, vão ser cinco dias para poder fazer uma escapadinha.

JUNHO

Outro grande mês para gastar uns dias de férias, à boleia dos feriados, sobretudo para quem puder desfrutar dos Santos Populares que se festejam, principalmente, em Lisboa e no Porto.

Vamos por partes e começamos pelo feriado nacional de dia 10 de Junho: calha a uma segunda-feira e quem morar numa região onde se comemora o dia de Santo António (quinta-feira) pode já começar a preparar essa semana de férias: 11, 12 e 14 são três dias que valem logo nove dias de férias.

A meio da segunda semana de Junho, mais um feriado: Corpo de Deus calha dia 20 (quinta-feira) e pode valer mais uma ponte. Mas há melhor – se estiver num município onde se festeja o São João, vai ter feriado na Segunda-Feira, dia 24. Ou seja, cinco dias de férias se fizer ponte dia 21 de Junho.

Neste mês as super-pontes são feitas se meter dias de férias nas duas semanas do feriado de Santo António e do Corpo de Deus, mas só vai poder fazer isto se estiver em locais onde este santo dê feriado a 13 de Junho.

AGOSTO

A Assunção de Nossa Senhora é mais um feriado que calha a uma Quinta-Feira, desta vez a dia 15 de Agosto. Aqui, a ponte é o óbvio dia 16 (Sexta-Feira), para mais quatro dias de férias.

OUTUBRO

O dia da Implantação de República (5) calha a um Sábado, o que faz com que Outubro seja um mês que vai passar completamente ao lado de quem já goza os fins-de-semana. E em Dezembro, há dois dias que também vão ter este problema.

NOVEMBRO

O quinto feriado religioso nacional do ano vai calhar numa altura perfeita, pelo que aqui o fim-de-semana prolongado está garantido com três dias: o Dia de Todos os Santos (1 de Novembro) será numa Sexta-Feira.

DEZEMBRO

Em 2018 os feriados da Restauração da Independência e da Imaculada Conceição (1 e 8 de Dezembro, respectivamente) foram a um Sábado, pelo que já sabíamos que em 2019 calhariam a um Domingo.

E como tudo avança um dia, o Natal será a uma quarta-feira, o que dá para fazer mais uma super-ponte (22 e 23 mais 26 e 27). Já com os olhos postos em Janeiro de 2020, não se esqueça de que acontece o mesmo com o dia 1 e aproveite para meter mais alguns dias de descanso.

Pode fazer aqui o download de um PDF preparado pelo TRENDY com todos os feriados já marcados no calendário de 2019, assim como todas as possibilidades de fins-de-semana prolongados, pontes, super-pontes e miniférias que poderá fazer neste ano.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].