Depois dos automóveis da Emov, das motas da eCooltra e das bicicletas da Gira, vão chegar as trotinetas eléctricas da Lime. O preço é de 15 cêntimos por minuto.
Os meios de mobilidade alternativos em Lisboa acabam de ganhar uma nova solução: a marca de trotinetas Lime (feitas pela Segway) já está a operar na capital, com 90 pontos de partida, os chamados ‘hotspots’.
«Dependendo das necessidades dos lisboetas, o número de scooters elétricas poderá aumentar nas próximas semanas», diz Marco Pau, director-geral da Lime Portugal.
Este serviço chega a Lisboa, depois de já estar em Madrid, Berlim e Paris. Para usar as Lime, o método é igual a tantos outros do género, como o da Emov, eCooltra ou Gira.
O utilizador vai ter de descarregar a app (para iOS e Android), associar um meio de pagamento e depois encontrar um ponto onde pode desbloquear uma trotineta Lime para usar, digitalizando o QR Code presente em cada veículo.
Aqui, o modelo é um mix entre o free-floating (como acontece com scooters da eCooltra e com os automóveis eléctricos da Emov) e os pontos de bloqueio (como a Gira).
Isto significa que podemos deixar uma trotineta Lime numa área qualquer de Lisboa, desde que esteja numa zona de cobertura do serviço.
Se for este o caso, é preciso usar o smartphone para tirar uma fotografia ao local onde a deixamos; se a entregarmos num ponto da Lime, basta usar a app para terminar a viagem e bloquear a trotinete.
O preço é de 15 cêntimos por minuto, sendo que é preciso pagar um euro para desbloquear as Lime. Estas trotinetas têm uma autonomia para 50 quilómetros e a velocidade máxima é de 24 km/h.
A Lime-S, o único modelo de trotineta disponível, «tem dois pneus de borracha de oito polegadas, travão dianteiro e traseiro, luzes dianteiras e traseiras, bem como alavancas para o travão e acelerador», explica a Lime.
Uma das novidades é o facto de a Lime ter pessoas que carregam as baterias das trotinetas e que são pagas para isso, os Juicers.
‘Juice’ (‘sumo’, em português), é calão inglês para ‘energia’, uma palavra muito usada por alguém quando precisa de carregar um telemóvel, por exemplo.
As trotinetas podem ser usadas todos os dias entre as 9 e as 21 horas; após este horário, a equipa da Lime recolhe as scooters para recarga e manutenção.