Adegga WineMarket confirma quinta edição no Porto com vinhos “tecnológicos”

Adegga Wine Market 2018 Porto
Adegga Wine Market 2018 Porto

A quinta edição do Adegga WineMarket no Porto vai ter, pela primeira vez a possibilidade de receber por email as referências dos vinhos provados e demos de realidade virtual com as vinhas do Douro.

O Adegga WineMarket está de regresso à Cidade Invicta. A quinta edição a Norte vai ser no Porto Palácio Hotel e vai contar com «mais de cinquenta produtores nacionais e cinco chefs» que vão oferecer experiências gastronómicas.

Uma das novidades é precisamente a vertente gastronómica do WineMarket: vai haver várias Mesas do Chef, com «provas exclusivas» e a harmonizações entre comida e vinho.

Para já, existem três produtores confirmados para as novas Mesas do Chef: Quinta Maria Izabel (Douro), Quinta do Gradil (Lisboa) e Symington (Porto e Douro), fincando a faltar duas, se o conceito for o de uma vitivinicultora por mesa.

Tal como vai acontecer em Lisboa a 30 de Junho e 1 de Julho, no Adegga Food & Wine Festival (Pavilhão Carlos Lopes), também o Wine Market do Porto vai ter o espaço de prova Adegga Rising Stars.

Aqui vão estar enólogos e projectos «em ascensão»: Patrícia Santos, Quinta de Santiago, Boina, Álvaro Martinho e Parceiros na Criação são as primeiras confirmações.

Outra das novidades que chega ao Porto (e que já tinha sido anunciada para o evento de Lisboa) é o SmartWineGlass, uma tecnologia criada pela própria empresa, que esteve a funcionar em teste na edição do Adegga Wine Market de 2013.

A ideia é ter um copo (que usamos para provar todos os vinhos) com um chip associado ao nosso e-mail. Quando provamos um vinho, aproximamos a base do copo a um sensor.

Este, depois, faz o envio automático do e-mail para a nossa conta com toda a informação do que provámos. Esta tecnologia vai ainda permitir eleger o Adegga Best of Show, o melhor vinho provado durante o evento.

Ainda na vertente mais tecnológica do Adegga Wine Market 2018 do Porto, destaque para uma experiência de realidade virtual no Adegga 360 que nos vai levar até às vinhas da Região do Douro.

Para encerrar a edição 2018 vai haver uma after party, onde a organização convida a que cada pessoa leve a sua garrafa de vinho, ficando a comida assegurada pela Adegga.

Pode ver mais informações sobre o Adegga Wine Market 2018 do Porto na nossa Agenda TRENDY. Para contactar a organização pode usar o email [email protected] ou o telefone 933 206 558.

O Adegga Wine Market vai também ter uma edição em Lisboa, a 1 de Dezembro, com um conceito semelhante, no Hotel Marriot. Uma banca com Presunto Ibérico, vinhos biológicos e a Speed Tasting Table são algumas das confirmações já asseguradas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].