Review: Orus Clothing Classic Dash Vulcan

Orus Dash Vulcan
Orus Dash Vulcan

A Orus Clothing é uma marca portuguesa de roupa e acessórios que garante vender tudo a preços justos, mas mantendo uma qualidade superior. Será que isto se aplica aos relógios?

Conheci a Orus depois de Francisco Duarte, o responsável pela marca, me ter enviado um mail a dar conta de um acontecimento que tinha «marcado» a sua empresa.

Em Novembro do ano passado, a Orus lançou a sua primeira colecção de relógios (do qual este Dash Vulcan faz parte) e colocou os mesmos em pré-venda, por 29,90 euros.

Segundo Francisco Duarte o sucesso foi tal, que a Orus decidiu produzir três mil unidades de relógios e dar quatro semanas de prazo para os fazer chegar aos clientes.

Contudo, um problema de produção pôs isto tudo em causa: «O mecanismo dos relógios tinha um problema e tivemos que recorrer à sua substituição. O prazo de entrega dos relógios para os clientes passou de 1 para 2 meses», lembra Francisco Duarte.

Algumas destas pessoas tinham comprado o relógio para oferecer no Natal, mas acabaram por receber a encomenda quase a meio de Janeiro, o que levou a várias reclamações.

Para contornar isto, e voltar a ter a confiança dos clientes, a Orus decidiu oferecer um dos seus «artigos mais vendidos» para compensar. Além disso, a marca diz ter recebido vários feedbacks dos clientes que ficaram «satisfeitos com a qualidade do relógio».

Foi a partir daqui que tive curiosidade em experimentar um Classic Dash, a linha de relógios da Orus Clothing. A minha escolha recaiu no Vulcan, pelo contraste entre a pulseira de castanha e a caixa em preto.

Por 29,90 euros, não há muito por onde falhar: apesar de a pulseira não ser em pele (é 100% poliuretano, um material usado para fazer couro sintético), a caixa é suficientemente minimalista e ao mesmo tempo vistosa para não passar despercebida.

Este elemento tem 45 mm de diâmetro, 9 mm de espessura e torna o Orus Vulcan (assim como todos os outros) resistente até 60 metros debaixo de água / três atmosferas.

O ponteiro dos segundos, em vermelho, dá-lhe um toque diferenciador, assim como o nome da marca e o logótipo às 12 horas, mas não são tão vivos como a imagem que a Orus mostra no seu site. O mesmo acontece com a cor da pulseira, num castanho mais sumido que a mostrada online.

Não sei se isto acontece nos outros relógios que a marca vende, mas a verdade é que fiquei um pouco desiludido com o aspecto geral do relógio que me chegou às mãos, pois a imagem no site, em termos de cores, é mais atractiva que o modelo físico.

Outro problema é o acerto do dia e o facto de este pormenor também não ser igual ao da imagem que vem no site. Aqui, o indicador tem fundo preto, para se confundir com o mostrador e os números em branco.

Porém, na unidade enviada pela Orus, acontece o contrário: números a preto e fundo em branco, o que acaba por destoar do resto do design, além de ter o problema de não ser igual ao que a empresa mostra no site.

Ainda neste tema do indicador do dia, é preciso dar duas voltas completas aos ponteiros do relógio para que o dia passe à frente. Outros modelos que já tive têm essa função na coroa, que sai mais um pouco só para se poder acertar este parâmetro.

Além disso, e como o mecanismo não reconhece se o ano é bissexto ou comum, tivemos um problema com o mês de Fevereiro, o que faz com que neste dia, 29 de Março, o indicador mostre o dia 26. E ter de estar sempre a acertar isso é incómodo.

No fim de contas, o que a marca promete, cumpre? Penso que sim: o design é minimalista (embora com falhas) e o preço é acessível. Para quem gosta de um relógio à antiga e não embirrar muito com detalhes (como as diferenças que apontámos entre imagem do site e modelo real), vale a pena dar uma oportunidade ao portfólio da Orus.

€29,99 | orusclothing.com

NOTA DE REDACÇÃO: o jornalista que fez esta review ficou com o produto, como oferta da marca.
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].