HBO atacada por hackers: cuidado, fãs de Game of Thrones!

Há uns anos foi a Sony e, este ano, já aconteceu com a Disney: os ataques de hackers aos servidores da HBO resultou no roubo de informação relacionada com as séries do canal.

Em Novembro de 2014, um grupo de hackers denominado Guardians of Peace (GOP), entrou à força nos servidores informáticos da Sony e conseguiu acesso a informação sensível sobre a empresa. Em troca da não revelação pública destes dados, uma exigência.

O GOP queria que a Sony Pictures cancelasse a estreia do filme A Entrevista, que, no fundo, era uma paródia ao regime dictatorial de Kim Jong-Un, na Coreia do Norte.

Mas este ataque não se ficou por aqui – o GOP prometeu ainda ataques terroristas em salas de cinema onde o filme estreasse. Isto teve resultados: a Sony cancelou a premiére formal de A Entrevista e lançou o filme em, seguido de uma estreia limitada em alguns cinemas.

Já este ano foi a Disney a sofrer este tipo de ataques na “pele”, embora as ameaças dos hackers não fossem no sentido de por em risco vidas humanas. O ataque, que aconteceu a em Maio, resultou no roubo do filme Piratas das Caraíbas 5 e o pedido foi o pagamento de um resgate.

Também a Netflix foi alvo de um ataque este ano, em Março. O alvo foi a quinta temporada de Orange is the New Black, mais uma vez com o mesmo modus operandi: pagamento de um resgate ou publicação online dos episódios muito antes da estreia oficial.

Agora, o “Inverno” parece mesmo ter chegado à HBO. Outro grupo de piratas informáticos entrou nos servidores da produtora e terá roubado os próximos episódios de Baller e Room 104. Além disso, e talvez o mais grave para os fãs portugueses, o guião do quarto episódio da sétima temporada de A Guerra dos Tronos.

O ataque foi confirmado por responsáveis da HBO ao site Entertainment Weekly e terá resultado no roubo de 1,5 TB de informação. Contudo, desta vez não há registo de qualquer pedido de resgate e, segundo o site CNET, tudo já terá, até, sido colocado online.

Pelo sim, pelo não, o melhor mesmo é ter cuidado com os spoilers – o mais segura será usar extensões para os browsers que possibilitam que qualquer informação sobre um determinado assunto surja no Facebook, neste caso, sobre Game of Thrones.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].