Alfayate

Made in Portugal 🇵🇹

Alfayate: a marca de urbanware portuguesa inspirada na nossa História

By Ricardo Durand

June 01, 2017

Não parece ser mais uma marca portuguesa de roupa. Desta vez, com inspiração em momentos histórios nacionais, a Alfayate terá tudo para fazer a diferença.

«Todo o património histórico-cultural que envolve Portugal serviram de inspiração para a Alfayate» começa por explicar Helena Fernandes, responsável de comunicação desta nova insígnia nacional.

Na génese da Alfayate está de um «colectivo de jovens estilistas e designers de moda». Este grupo tem uma forma curiosa de trabalhar e de beber inspiração para criar as peças. O processo é feito em conjunto com «artesãos, tecelões, bordadeiras e costureiras do interior do País».

A promessa desta marca de roupa e acessórios urbanware é a de «manter viva a herança portuguesa» e levá-la a «cada canto do mundo». Para já, as colecções estão apenas à venda numa loja online.

Em destaque, nas roupas e acessórios, estão «padrões típicos portugueses e diversos símbolos culturais», diz Helena Fernandes. O facto de as roupas serem trabalhadas à mão garante que cada peça tem um «toque genuíno e único».

Até ao dia de hoje, a marca conta com quatro colecções únicas que remetem para o passado histórico de Portugal, inpiradas em outras tantas regiões nacionais.

O Traje à Vianesa, usado pelas mulheres minhotas até ao início do séc. XX, inspirou a Colecção Vyana. O padrão de Chita de Alcobaça, muitas vezes utilizado em decoração de casas antigas e vestuário, inspirou a Colecção Xyta.

Depois, há ainda a Colecção Mynde (baseada nas Mantas de Minde, produzidas em teares manuais) e a Alfayarte, que se destaca por ser o «lado mais criativo» desta marca portuguesa.

Todas as colecçõe estão disponíveis para homem e mulher, com hoodies, t-shirts, polos, leggins e lenços. Os preço médios das peças de roupa ronda os cinquenta euros.

A Alfayarte «desafia ilustradores a retratarem figuras típicas portuguesas, bem como toda a sua história», conta Helena Fernandes. Uma destas personagens é Brites de Almeida, a Padeira de Aljubarrota.

Além de «manter viva» a tradição portuguesa, a Alfayate também tem preocupações ambientais, sublinha a responsável de comunicação. Os estilistas escolhem, principalmente, matéria-prima natural, como o algodão, e «rejeitam a utilização de qualquer tipo de pele animal», garante Helena Fernandes.

Ainda nesta linha ecológica, é usado o método de estampagem digital print que, comparativamente às técnicas convencionais, «economiza mais de 30% de eletricidade e quase 95% de água».

Todas as colecções e artigos da Alfayate podem ser conhecidos através do site, alfayate-shop.com, e da página de Facebook.