Será preciso levar a cara-metade a jantar num restaurante todo bonitinho para marcar de forma inesquecível o Dia dos Namorados? Claro que não. Arme-se em chef e harmonize o seu pitéu com estes vinhos.
O vinho desperta paixões e desinibe as almas. Então se for ao jantar e num dia dedicado ao amor, tudo se pode alinhar para uma noite muito bem passada.
Caso optem por um jantar romântico em casa, mais importante que escolher o o que cozinhar para o jantar, é decidir qual o vinho a servir.
Tintos e brancos juntam-se nesta lista de sugestões para harmonizar qualquer prato que escolha para servir na noite mais amorosa do ano. Com muito carinho, claro.
1 – Quinta da Costa das Aguaneiras 2013
Recentemente chegada ao mercado, esta colheita de 2013 acaba de ser duplamente distinguida pela Wine Enthusiast: 90 pontos e o selo de ‘Editor’s Choice’ (Escolha do Editor).
Reflexo da sub-região do Cima Corgo, este Quinta da Costa das Aguaneiras Tinto tem uma uma «cor vermelha viva, intensa e profunda, que transmite a sensação de um verdadeiro vinho do Douro» diz a produtora Lavradores da Feitoria.
Preço: 18,50 euros
2 – 3 Podas
O 3 Podas nasceu na colheita de 2015 das castas Syrah, Petit Verdot e Tannat, uvas «cheias de personalidade e que encontraram condições únicas nos solos da Quinta do Gradil». Com o vinho vem um voucher ra um jantar no restaurante desta quinta.
Esta é uma proposta que acompanha bem qualquer tipo de carnes. «Aliás, quanto mais beber, mais bonitas e tenras lhe vão parecer as carnes» referem os autores no contrarrótulo. E é isso mesmo que se quer, não é?
Preço: 6,99 euros
3 – Crochet 2014
O rótulo está em linha com o nome deste vinho “tricotado” no Douro com as castas Touriga Franca e Touriga Nacional por duas amigas: Sandra Tavares e Susana Esteban. A quarta colheita do Crochet, a de 2014, tem na sua cor carregada e consistente, na sua complexidade, harmonia e elegância os seus maiores argumentos.
Preço: 30 euros
4 – Volte Face 2015
Vale a compra só por causa so rótulo, uma máscara ao estilo do carnaval de Veneza ou, para os mais atrevidos, a fazer lembrar o filme 50 Sombras de Gray. Este branco tem um aroma de frutos tropicais (ananás e banana), com um final fresco e longo. Vai bem com queijos amanteigados, bacalhau, salmão, truta e foie gras.
Preço: 9,50 euros
5 – MILF 2013
Sabe o que é que MILF quer dizer? Uma pista: não tem nada que ver com vinhos. Este néctar nasceu da iniciativa Pôpa Art Projects e o rótulo é da autoria do artista pop McBess. O MILF é um DOC Douro feito com seis castas autóctones: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão e Vinhas Velhas.
Com 14% de alcoól, o MILF é um vinho caracterizado como sendo «complexo, intenso e aliciante nas suas notas de fruta madura».
Preço: 28 euros
6 – Monte da Vaqueira 2016
Vindo directamente de Borba, da casa do produtor Marcolino Sebo, este tinto alentejano foi feito com as castas Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira.
Tem uma cor rubi carregado e a fruta madura domina no aroma. Na boca é «macio, redondo, encorpado e ligeiramente acídulo» e é ideal para acompanhar grelhados, carnes vermelhas e queijos regionais.
Preço: 3 euros
7 – Vale de Lobos Espumante Rosé
Só para mudar um pouco a tendência desta lista, aqui fica um espumante rosé, algo que não se vê à mesa todos os dias E como o Dia dos Namorados também não é todos os dias, é aproveitar para beber uma coisa nova.
E esta “coisa nova” é um vinho de Santarém, nascido na Quinta da Ribeirinha, de «tom rosa vibrante» e que «revela notas de menta e framboesa». Delicado e persistente, o espumante Vale de Lobos, acompanha muito bem queijos suaves, saladas e frutas.
Preço: 7,80 euros
8 – Solista Pinot Noir 2014
Para não perder a embalagem das sugestões que fogem ao tinto e ao branco, aqui fica um rosé da Adega Mayor, a marca vinícola de Rui Nabeiro, o fundador da Delta.
Este Solista distingue-se pelo seu aroma intenso, onde sobressaem «notas de fruta fresca», nomeadamente «framboesa e lichia». Pode funcionar como aperitivo, mas também um bom complemento para saladas, peixes e pratos asiáticos. Sushi alert!
Preço: 11,90 euros
9 – Quinta de Cidrô Pinot Noir Tinto 2010
Mais um néctar feito com a casta Pinot Noit, mas desta vez do Norte, da Real Companhia Velha. Este é um vinho de «enorme elegância que nos transporta para uma verdadeira explosão aromática», segundo a produtora.
No copo, o Quinta de Cidrô Pinot Noir revela notas de cereja, groselha e romã, com nuances de baunilha e café, o que se explica pelo seu estágio em barricas de madeira. Cabrito assado e carnes estufadas são os acompanhamentos de excelência.
Preço: 15 euros
10 – Herdade da Pimenta, Grande Escolha 2011
Feito pela Casa Agrícola Alexandre Relvas, foi considerado o melhor vinho do CINVE 2016 – Concurso Internacional de Vinhos e Espirituosos. Depois de um estágio de dezoito meses em pipas de carvalho francês e americano, o que é que nos chega à mesa?
Um néctar de cor grenat intensa, com 14,9% de teor alcoólico e aroma de frutos silvestres, casca de laranja bem integrados com aromas terrosos e notas balsâmicas. O melhor acompanhamento são os pratos de caça, as carnes vermelhas e os guisados.
Preço: 19,90 euros