Doze mulheres portuguesas reincarnam numa Barbie

Aquela que é tida como a «boneca mais famosa do mundo» assumiu as formas de doze mulheres que a Mattel considerou inspiradoras na sociedade portuguesa.

Catarina Furtado, Sara Moreira, Rita Ferro Rodrigues, Iva Domingues, Vera Sacramento, Mariana Duarte Silva, Anna Lins, Joana Barrios, Ângela Ferreira, Vitoria Guerra e as jovens ginastas Joana Moreira e Rita Ferreira foram as personalidades homenageadas pela Mattel.

A boneca criada por Ruth Handler em 1959 já teve centenas de versões ao longo dos seus quase sessenta anos de história e agora surge em versões únicas. Estas homenageiam doze mulheres portuguesas de diferentes áreas, desde a cozinha, TV ou desporto e foram entregues a cada uma das distinguidas. Aqui ficam elas:


Catarina Furtado

catarina-furtado
Aquela que já foi a “namoradinha” de Portugal divide a carreira como apresentadora de televisão com os cargos de Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA -Fundo das Nações Unidas para a População, desde 2000.


Sara Moreira

sara-moreira
A atleta foi mãe em 2013 mas a maternidade não a impediu de continuar a carreira desportiva. Este ano, ganhou o Ouro nos Campeonatos Europeus de Atletismo, na prova de Meia-Maratona; também foi aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas aqui ficou em branco.


Rita Ferro Rodrigues, Iva Domingues e Vera Sacramento

capazes
Criaram o site Capazes, que tem promovido o debate público de vários temas relativos à mulher e à sociedade em que se insere.


Joana Barrios

joana-barrios
É actriz, autora do blogue Trashédia e mãe. Num artigo recente publicado na revista Vogue Portugal, Joana foi descrita como a mulher que nos lembra que «o melhor que podemos vestir é a personalidade».


Mariana Duarte Silva

mariana-duarte-silva
É a mentora do projeto Village Underground, que transformou antigos autocarros e contentores marítimos em escritórios. Este local é hoje um dos principais espaços de coworking em Lisboa e um centro de difusão cultural.


Anna Lins

anna-lins
A chef de cozinha japonesa e asiática foi a primeira mulher a receber uma certificação em sushi, por uma entidade japonesa. Antes, tinham-lhe dito: «Uma mulher não pode seguir carreira a fazer sushi».


Ângela Ferreira

angela-ferreira
Responde pelo apelido Kruella d’Enfer e é uma artista visual e ilustradora. O seu trabalho representa um universo visual encantado, com fantásticas e misteriosas criaturas.


Vitória Guerra

victoria-guerra
A actriz de 27 anos é uma das mais belas e talentosas em Portugal. Já ganhou um prémio Sophia de ‘Melhor Actriz’ pelo filme Amor Impossível e também já recebeu um Globo de Ouro.


Joana Moreira e Rita Ferreira

rita-ferreira-e-joana-moreira
As atletas do Acro Clube da Maia são campeãs do mundo de ginástica acrobática, no grupo de idades dos 12 aos 18 anos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].