O projecto Casa Assombrada e o Teatro Reflexo já têm uma nova experiência imersiva na manga. Desta vez, será totalmente no escuro e com gravações de áudio binaural.
«Vais enfrentar o maior de todos os medos: a tua própria morte». É assim que o colectivo liderado por Michel Simeão anuncia a próxima experiência imersiva, a sucessora de A Seita, cuja última sessão foi no Domingo.
Apenas três dias depois, está encontrado o próximo desafio de terror do projecto Casa Assombrada e do Teatro Reflexo: DIE – Dark Immersive Experience (em tradução livre, uma ‘experiência negra imersiva’). O acrónimo também significa ‘morre’, em inglês.
Desta vez, o conceito passa por levar as pessoas a percorrer um determinado espaço sempre agarradas a uma corda e com uns auscultadores. Aqui, será transmitido um áudio gravado em modo binaural, uma técnica que permite ter som a 360 graus.
Ou seja, a ideia dada é a de que o som é emitido de vários locais, como se estivéssemos a ouvir algo real e não gravado – desta forma, se quiser ser dada a ideia de que nos estão a falar ao ouvido, por trás, é assim mesmo que vamos ouvir o som nos auscultadores.
Desta forma, diz Michel Simeão, é conseguida uma «total sensação de imersão sonora». Sobre o conceito do DIE, será uma «experiência sensorial e de superação pessoal que pretende recriar os mais variados cenários do que poderá acontecer depois da morte».
Com a duração de meia hora, a DIE vai ter várias sessões entre 17 de Outubro e 14 de Dezembro, nos Nirvana Studios, em Oeiras. Os bilhetes já estão à venda na TicketLine e custam dezoito euros.


















