Irú: há um novo restaurante omakase em Lisboa que só serve oito pessoas e apenas num jantar

Como não podia deixar de ser, o ingrediente principal do Irú é o peixe, que «está à vista de quem se senta ao balcão».

©Irú | Omakase Prato
©Irú

Fica na zona das Amoreiras e é um restaurante japonês em que o chef é que decide aquilo que os (oito) clientes vão comer, ao balcão.

Irú é uma palavra que significa ‘amigo’ em tupi guarani, uma língua indígena da América do Sul; mas o menu é totalmente japonês e inspirado nos pequenos restaurantes omakase do País do Sol Nascente.

Aqui, não há um menu apresentado ao cliente, como nos restaurantes tradicionais – ao invés disso, é o chef (Pedro Binotti) que decide o que é que vai servir. No caso do Irú, há sempre um menu de degustação com catorze pratos, por setenta euros.

Como não podia deixar de ser, o ingrediente principal é o peixe, que «está à vista de quem se senta ao balcão»; o balcão é, aliás, o único local onde nos podemos sentar no Irú (foto em baixo). São apenas oito lugares e só dois jantares, por dia: às 19 e 21:30 horas.

©Irú | Omakase Sala
©Irú

O Irú fica na Travessa da Fábrica das Sedas (Amoreiras, Lisboa) está aberto entre Terça e Domingo; as reservas são obrigatórias e devem ser feitas pelo 911 937 792

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].