Design fluรญdo e agressivo q.b., conduรงรฃo a condizer e capacidade de fazer virar pescoรงos: o que vale o automรณvel elรฉctrico que tem conquistado o mercado?
Pelos, vistos, vale muito: ainda nem seis meses tem em Portugal e este automรณvel jรก dominou o trofรฉu โPrรฉmio Carro do Ano 2024โ, com trรชs distinรงรตes. Alรฉm de ter ganho a principal, o BYD Seal foi ainda considerado o โElรฉtrico do Anoโ e recebeu ainda o โPrรฉmio Designโ.
Em Portugal, num mercado em que os Tesla tรชm dominado as vendas, este acaba por ser um grande cartรฃo de visita, nรฃo sรณ para esta “foca” elรฉctrica, mas tambรฉm para a marca chinesa, que apenas hรก um ano se estreou em Portugal.
O coupรฉ desportivo elรฉctrico da BYD estรก na linha do Han, mas รฉ mais versรกtil e tem um design mais consensual, algo de que o Dolphin nรฃo se pode orgulhar. No Seal, vamos encontrar a linguagem Ocean Aesthetics que funciona bem no interior e no exterior.
Dos quatro automรณveis BYD que jรก conduzimos, o Seal รฉ mesmo o que consegue ter um melhor equilรญbrio entre todos os aspectos que temos de considerar para compra de um automรณvel, neste caso elรฉctrico: aspecto, conforto, potรชncia, desempenho, comportamento dinรขmico, tecnologia e autonomia.
A BYD faz questรฃo de que o habitรกculo dos BYD seja sempre diferente, o que faz com que nรฃo haja uma matriz que vejamos recriada na totalidade em todos os modelos – talvez o รบnico elemento principal que se mantenha seja o ecrรฃ rotativo (ainda que o Han nรฃo o tenha).
De resto, cada modelo tem um aspecto interior diferenciado: no Seal, um dos destaques รฉ o tablier e o forro das portas em camurรงa. Desconfiamos, contudo, que acabe por se sujar e ser mais complicado de limpar que plรกstico ou pele.
O que continua a marcar o habitรกculo dos BYD sรฃo algumas falhas de ergonomia e posicionamento de elementos, o que torna mais complicada a nossa interacรงรฃo com diferentes zonas. Uma destas acontece quando fazemos rodar o ecrรฃ (10,25 polegadas) para a vertical: tapa a bandeja de carregamento Qi dos smartphones (dรก para dois, ao mesmo tempo).
Tambรฉm achamos que a arrumaรงรฃo que fica por baixo da coluna central (recheada de comandos fรญsicos, um pormenor de que gostรกmos, para nรฃo estarmos tรฃo dependentes do painel de infoentretenimento) รฉ de difรญcil acesso. Outra crรญtica que mantemos relaciona-se com o painel de instrumentos para o condutor: demasiado cheio de informaรงรฃo.
Boa continua a ser a opรงรฃo pelo HUD com a informaรงรฃo da velocidade, como jรก tรญnhamos visto no Han; e o espaรงo atrรกs, para os passageiros, como tambรฉm acontecia com este automรณvel. Aqui, parece mesmo uma pequena sala de estar, a que nรฃo รฉ dissociรกvel o nรญvel de conforto.
Em Portugal, o BYD Seal tem dois nรญveis de equipamento, Design ou Excellence e dois tipos de tracรงรฃo: traseira (apenas com um motor), com 313 cavalos e 570 km de autonomia; e ร s quatro rodas, com motores elรฉctricos nos eixos dianteiro e traseiro, com 530 cavalos e autonomia de 520 km. Os preรงos comeรงam nos 46 990 euros e os pedidos de test-drive podem ser feitos no site da marca, representada em Portugal pela Salvador Caetano.