BYD foi a marca que mais vendeu automóveis eléctricos e híbridos em 2023; mas a Tesla ainda é líder

Ainda assim, a Tesla mantém o primeiro lugar no ranking das marcas que mais vendem automóveis 100% eléctricos em todo o mundo.

©BYD | Atto 3
©BYD

A chinesa BYD, que chegou a Portugal na Primavera de 2023 tornou-se a marca campeã de vendas, a nível mundial, de veículos movidos a novas energias.

Os BYD Atto 3, Dolphin e Han (todos disponíveis em Portugal) foram alguns dos automóveis que contribuíram para que esta marca atingisse a liderança das vendas combinadas de veículos 100% eléctricos e híbridos, a nível mundial, em 2023.

Em comunicado, a BYD diz ter encerrado 2023 com um «volume de vendas recorde que ultrapassou o objectivo de três milhões de vendas anuais» (mais 61,9%, relativamente a 2022), o que lhe dá o primeiro lugar no ranking de «veículos movidos a novas energias (NEV)».

Destes mais de três milhões (em concreto, 3 024 417) de automóveis vendidos em 2023 pela marca chinesa, cerca de 1,6 milhões são 100% eléctricos, enquanto os restantes 1,4 milhões são os chamados PHEV (híbridos plugin).

Ainda assim, a Tesla mantém o primeiro lugar no ranking das marcas que mais vendem automóveis 100% eléctricos em todo o mundo, com 1 845 985 milhões; destes, 1,7 milhões são Model 3 e Y (a marca não faz distinção dos números, entre os dois modelos).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].