Os “livros” de Maria Lamas são os protagonistas de uma leitura performativa que comemora Abril

Esta iniciativa inclui ainda a 'Maratona Lamas', onde se revisitam as peças de teatro 'Mulheres em Terra, Homens no Mar' e 'Avieiras, Viagem de Lamas'.

©Joana Linda | Livros Escritos por Mulheres
©Joana Linda

A actriz Maria Gil continua o seu trabalho sobre a vida e obra da escritora Maria Lamas: o próximo espectáculo é Livros Escritos por Mulheres, na Casa do Coreto.

É mais um espectáculo que se insere nas comemorações oficiais dos cinquenta anos do 25 de Abril: a estreia de ‘Livros Escritos por Mulheres’ (uma produção Teatro do Silêncio) acontece precisamente no dia em que se comemora meio século da Revolução dos Cravos.

Aqui, a actriz Maria Gil conduz uma «leitura performativa» do catálogo da «exposição organizada por Maria Lamas em 1947», que «integrou três mil livros escritos por mulheres de todo». Descrito também como um «poema musical», este espectáculo é acompanhado com música original de Miguel Bonneville.

Esta iniciativa inclui ainda a ‘Maratona Lamas’, onde se revisitam as peças de teatro ‘Mulheres em Terra, Homens no Mar’ e ‘Avieiras, Viagem de Lamas’, mas apenas a 25 de Abril, à tarde. Para este dia, há um passe especial que custa dezoito euros.

Todas as sessões acontecem na Casa do Coreto, em Lisboa, entre 25 e 28 de Abril. Dia 5 de Maio, vai ainda ter lugar uma sessão online de ‘Livros Escritos por Mulheres’. «Cada uma das apresentações será seguida de uma conversa informal com o público», diz o Teatro do Silêncio. Os bilhetes começam nos oito euros e podem ser reservados/comprados por e-mail.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].