Coliseu do Porto anuncia programação para 2024: há música, dança, ópera, teatro e circo

Entre os destaques estão, como também acontece com o Teatro Nacional D. Maria II, espectáculos que servem para comemorar os 50 anos do 25 de Abril - o principal evoca Zeca Afonso.

©RTP | Zeca Afonso
©RTP

Além das apresentações que seriam de esperar numa sala como esta, o Coliseu do Porto também vai ter uma programação que assinala os cinquenta anos do 25 de Abril.

Ao todo, serão 160 espectáculos: a programação de 2024 no coliseu do Porto “bate” em várias artes e vai levar à Invicta apresentações de «música, dança, ópera, teatro e circo», até Dezembro.

Entre os destaques estão, como também acontece com o Teatro Nacional D. Maria II, espectáculos que servem para comemorar os 50 anos do 25 de Abril – o principal será a 29 de Junho e vai «evocar os quarenta anos do último concerto de Zeca Afonso», que aconteceu, precisamente no Coliseu do Porto (25 de Maio de 1983 – vídeo em baixo).

Neste âmbito, o primeiro a subir ao palco do Coliseu nesta temporada de 2024 é Sérgio Godinho, a 23 e 24 de Março, com o concerto Liberdade 25. Dia 29, há um «encontro de escuta das canções da revolução e um debate sobre a situação política e cultural que antecedeu o 25 de Abril», com a editora Zigurate.

A outra comemoração que o Coliseu do Porto assinala é a dos quinhentos anos do nascimento de Luís de Camões; dia 10 de Junho conhece-se o resultado de uma iniciativa do escritor Gonçalo M. Tavares, que, no início de 2024, «distribuiu 1102 estrofes d’Os Lusíadas por 1102 cidadãos, dos 7 aos 87 anos», com o objectivo de cada um gravar a sua voz a ler estes textos.

No que respeita a óperas, a programação inclui O Barbeiro de Sevilha (26 de Setembro), Maria da Fonte (no âmbito do FIATO – Festival Internacional de Arte e Ópera do Porto, a 13 de Novembro) e sessões dos Concertos Promenade com Romeu e Julieta, O Bolero e Um Americano em Paris.

Relativamente a concertos, o Coliseu do Porto vai receber «David Fonseca [foto em baixo], Dillaz, Sara Correia, Luís Represas, Rodrigo Leão, Miguel Araújo, Joana Almeirante, Expensive Soul, Camané, Mário Laginha, Ricardo Ribeiro, Jethro Tull, Stomp e Zezé di Camargo», entre outros.

©David Fonseca
©David Fonseca

Finalmente, em Dezembro, chega o Circo de Natal e a atribuição do «Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas a um/a profissional do circo». A programação completa de 2024 do Coliseu do Porto pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].