Ciclo do Teatro D. Maria II dedicado aos cinquenta anos do 25 de Abril traz a Lisboa As Areias do Imperador

A história passa-se no «final do século XIX, no meio de um Moçambique devastado por guerras políticas».

©TUNA / TNSJ | As Areias do Imperador
©TUNA / TNSJ

A peça As Areias do Imperador inspira-se no romance de Mia Couto com o mesmo nome e integra a programação dedicada ao aniversário da Revolução.

Durante mais um ano em que o Teatro Nacional D. Maria II vai ficar fechado para obras de renovação, volta a haver uma programação que passa por várias cidades, à semelhança do que aconteceu em 2023. A segunda edição da Odisseia Nacional tem como novidade Lisboa e logo com um ciclo dedicado aos cinquenta anos do 25 de Abril.

A programação Abril Abriu inclui uma série de dezassete projectos artísticos em «espaços não-convencionais»: o primeiro, na capital, será As Areias do Imperador, entre 20 e 23 de Março, na Culturgest, sempre às 20 horas. Esta peça é baseada no romance homónimo de Mia Couto e será encenada pelo «luso-moçambicano Victor de Oliveira».

A história passa-se no «final do século XIX, no meio de um Moçambique devastado por guerras políticas»; aqui, Germano, um soldado português, e Imani, uma intérprete moçambicana, apaixonam-se perdidamente». Os bilhetes custam catorze euros e podem ser comprados no site da Culturgest.

Lembre-se que peça que inaugura este ciclo é Descobri-Quê, cuja primeira apresentação acontece a 15 de Março, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves. A Lisboa, este espectáculo chega apenas a 8 de Maio.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].