Este novo menu “com” estrela Michelin é uma volta a Portugal em gastronomia

©Le Monument
©Le Monument

Julien Montbabut criou uma carta de verão para o Le Monument cuja inspiração é a «portugalidade».

Os pratos são feitos com «técnicas e inspirações francesas», mas «espelha a autenticidade da gastronomia nacional e a qualidade dos produtos portugueses». O chef Julien Montbabut, que se confessa um «apaixonado por Portugal», apresenta novos pratos de Verão no Le Monument.

Este restaurante com estrela Michelin, que fica no hotel Le Monumental Palace (Porto, Avenida dos Aliados), passa a servir dois menus de degustação sob o mote ‘Uma Viagem por Portugal’, que costuma ser um dos temas mais escolhidos pelos chefs nacionais para remodelar as cartas de restaurantes: um de catorze momentos por 140 euros; e outro com 10, por 120 euros.

Entre os novos pratos do Le Monument, que homenageiam várias regiões de Portugal, estão o Atum Rabilho (Açores»); a Ostra Especial Ilha dos Puxadoiros (Aveiro); o Carabineiro, Rábano, Consommé Perfumado com Eucalipto (Costa Vicentina); Pregado, Salada de Pepino, Quivi, Funcho (Peniche); e a Raia, Espinafre, Alcaparras (Matosinhos).

©Le Monument
©Le Monument | As sobremesas do restaurante têm a assinatura de Joana Thöny Montbabut.

Do Algarve e de Esposende vem a inspiração para dois pratos de surf n’turf – respectivamente: Polvo, Coelho, Beringela; e Vitela Minhota Maturada, Azeitonas, Anchova (imagem de destaque).

Para terminar, um trio de sobremesas: Framboesa do Douro; Alperce e Alecrim; e Chocolate do Brasil, da responsabilidade da chef Joana Thöny Montbabut, mulher de Julien. As reservas (apoenas para jantar) podem ser feitas no site do Le Monument ou pelo telefone 227 662 413.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].